Snapdragon 710 e Snapdragon 730 serão dois ''colossos'' da Qualcomm

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A fabricante norte-americana Qualcomm apresentou recentemente a nova gama de processadores Snapdragon 700. Colocando-se entre a série 800 (topo de gama), e a gama 600 (gama média), teremos aqui um poder "extremo" para dispositivos relativamente acessíveis. Agora, ficamos a conhecer o Snapdragon 710 e o Snapdragon 730.

Esta gama de SoC's (system on chip) foi apresentado durante a última Mobile World Congress 2018 (MWC). Agora, temos finalmente os detalhes técnicos, as características de ambos os processadores, núcleos, velocidades de frequência, entre outras.

Vê ainda: Android Oreo da Google continua a crescer, tal como o Android Nougat

Note-se que já recentemente ficamos a saber que o Snapdragon 710 será o novo nome do processador até agora conhecido como SD670. As suas especificações são impressionantes para um "motor" de gama média que trará algumas das características presentes nos modelos de gama alta.

Este Snapdragon 710 da Qualcomm será construído segundo o processo a 10nm (Low Power Early) da Samsung. A nível de conectividades teremos aqui o suporte para 2×2 MU-MIMO para além de dual-band WiFi e suporte para Bluetooth 5.0. Já o Snapdragon 730 utiliza o processo a 730nm.

Qualcomm trará dois novos SoC's da gama 700

Tal como podemos aferir pela tabela dupla, em seguida, teremos no Snapdragon 710 um total de 2 núcleos Kryo 3xx com frequências de processamento a 2.2GHz. Conta também com um total de 6 núcleos Kryo 3xxc om frequências de processamento a 1.7GHz. Em suma, este processador da Qualcomm será um octa-core com uma frequência máxima de 2.2Ghz. Os seus núcleos estão organizados em dois clusters, otimizados para desempenho e economia de energia, respectivamente.

Este são as características do Snapdragon 710 da Qualcomm

Cumpre ainda salientar que no Snapdragon 710 teremos a gráfica Adreno 615 cuja frequência de processamento será de 750MHz. Mais ainda, este processador da Qualcomm suportará ecrãs com resolução Quad-HD e suporte para a reprodução de conteúdos em HDR10.

O Snapdragon 710 da Qualcomm apresenta ainda o processador de imagem conhecido como Spectra 250 ISP (image signal processor). Suportará sensores fotográficos com uma resolução máxima de 32MP. Mais ainda, será capaz de suportar um máximo de 3 sensores para dispositivos móveis.

Poderá utilizar o padrão de memória eMMC e UFS 2.1 para além de suportar as portas USB 3.1 (Tipo C) e USB 2.0. Todavia, carece de um NPU pelo que as tarefas de inteligência artificial serão suportadas pela gráfica e demais componentes do chip.

Este são as características do Snapdragon 730 da Qualcomm

Já por sua vez, o Snapdragon 730 será ainda mais poderoso e mais eficiente. Será construído segundo o processo de 8nm LPP (nanómetros) da Samsung. Utiliza menos 10% de energia do que os processadores a 10m como o SD 710 supra citado.

Desta forma, será um dos processadores que mais preservará a tua bateria e a Qualcomm será uma das primeiras a ter um chip com estas características. O novo processo de construção será um grande avanço tecnológico.

Dois novos processadores de gama média "Premium" da Qualcomm

A nível de conectividades teremos aqui o suporte para 2×2 MU-MIMO para além de dual-band WiFi e suporte para Bluetooth 5.1. Neste aspecto sendo muito similar ao seu "irmão" Snapdragon 710.

A nível de configuração do CPU (unidade central de processamento) teremos grandes diferenças. Aqui, o Snapdragon 730 será composto por 2 núcleos Kryo 4xx com frequências máximas de processamento a 2.3GHz e um total de 6x Kryo 4xx com frequências máximas de processamento a 1.8GHz.

Cumpre ainda salientar que no Snapdragon 730 teremos a gráfica Adreno 615 cuja frequência de processamento será de 750MHz. Mais ainda, este processador da Qualcomm suportará ecrãs com resolução Quad-HD e suporte para a reprodução de conteúdos em HDR10. Apresenta ainda Spectra 350 ISP (image signal processor).

Espera-se que a Qualcomm faça chegar estes novos processadores ao mercado durante 2018, provavelmente no final do ano. Antes disso, teremos também a apresentação oficial dos mesmos.

Assuntos relevantes na 4gnews:

e I/O 2018

e I/O 2018

Xiaomi Mi 7 revela todos os seus segredos em fotos reais ”hands-on”

via 2

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.