Snapdragon 670 - o próximo "coração" para smartphones da Qualcomm

Rui Bacelar
smartphones Qualcomm Snapdragon 670
"670" o próximo "motor" para os smartphones de gama média.

A Qualcomm é a empresa norte-americana responsável pelo desenvolvimento e construção dos melhores (ou pelo menos dos mais populares) processadores para smartphones. Atualmente ocupado com construção do seu "motor" topo de gama, o Snapdragon 845, a tecnológica está também a preparar uma nova oferta de gama média-alta. Mais concretamente, o Qualcomm Snapdragon 670.

Este novo processador de gama média-alta ainda está envolvo em mistério. Como parte da linha 6xx adivinha-se um chip de gama média. Note-se que a linha 8xx conta com os melhores processadores, a linha 4xx com as ofertas de gama média-baixa ou de entrada. Temos ainda a linha 2xx com as ofertas budget para dispositivos pouco exigentes.

Vê ainda: 12 aplicações gratuitas na Google Play Store para o teu Android

Feita a contextualização, passemos às novidades. Hoje, o senhor Roland Quandt através do seu perfil de Twitter oficial revelou novos detalhes sobre este processador para smartphones e dispositivos móveis.

Qualcomm Snapdragon 670, o "novo" motor para smartphones de gama média-alta

Segundo ele, a empresa já está a testar a performance e desempenho do processador numa plataforma de testes não revelada.

Isto significa que o processador em si já está completo. Este Snapdragon 670 será o óbvio sucessor do Qualcomm Snapdragon 660. Terá uma maior frequência de clock e suportará ecrãs / telas maiores. Mais RAM, mais MP's, etc.

Poderá ainda utilizar um processo de construção (litografia) a 10-nm, tal como a atual gama 8xx. Deverá ser produzido na Coreia do Sul, provavelmente nas fábricas da Samsung, empresa com a qual a Qualcomm tem uma parceria firmada. Note-se ainda que sempre que um novo processador é anunciado (algo que ainda não aconteceu), ou está pronto para a produção em massa, é testado num smartphone.

Agora, este dispositivo, um protótipo criado para testar processadores foi visto com este Qualcomm Snapdragon 670 no seu interior. Conta também com um grande ecrã / tela com resolução Quad-HD (2560 x 1440 pixéis).

O tamanho da tela não é conhecido. Este smartphone conta ainda com 6GB de DDR4X RAM, 64GB de armazenamento interno eMMC 5.1. Já no departamento fotográfico temos aqui uma câmara traseira de 22.6 (23) MP e uma câmara frontal de 13MP.

Especificações máximas suportadas pelo Qualcomm Snapdragon 670

O que é que estas especificações significam? Representam o limite das capacidades deste processador da Qualcomm que integrará os smartphones em 2018.

Na prática, isto significa que as construtoras que decidam implementar este Snapdragon 670 nos seus smartphones poderão usar, no máximo, as características acima referidas. Poderemos ter ótimos smartphones de gama média já para o ano, isto caso as marcas assim o desejem, claro.

A partir deste teste podemos ver que em 2018 teremos smartphones de gama média-alta cada vez mais poderosos. Este novo processador permitirá desempenhos e performances nunca antes vistas neste setor de preços.

Feliz Natal!

Assuntos relevantes na 4gnews:

Nokia 2 submetido ao teste de resistência de JerryRigEverything

Samsung Galaxy S9 – estes serão os acessórios oficiais da Samsung

Xiaomi Mi Max 3 será um monstro com 5500mAh e ecrã de 7 polegadas!

Qualcomm testing new Snapdragon 670 (SDM670) - their test platform has4/6 GB LPDDR4X RAM64 GB eMMC 5.1 flash storageWQHD screen22,6 + 13 MP camera.

— Roland Quandt (@rquandt) 20 de dezembro de 2017
Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).