Snapdragon 660- os 3 melhores smartphones com este chip da Qualcomm

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 8 min.

Com a apresentação plataforma móvel, contamos também com o Nokia 7 Plus, entre outros.

O novo terminal da Xiaomi será sem dúvida uma das apostas mais amigas da carteira ao passo que o Nokia 7 Plus é um dos mais elegantes e abrangentes. Estes dois smartphones são sem dúvida os mais populares mas há outros nomes, menos sonantes, que merecem também a nossa atenção.

Vê ainda: d

Em primeiro lugar cumpre esclarecer o leitor sobre as novidades e características desta 653.

No interior do novo Snapdragon 660 temos várias melhorias, passando desde logo de um processo de fabrico de 28nm para 14nm. Algo que vai aumentar a performance do processador e reduzir o seu consumo energético. Esta nova construção, mais eficiente no consumo energético acarreta uma melhoria na autonomia da bateria.

O 'segredo' do novo Snapdragon 660 da Qualcomm

Em seguida temos no Snapdragon 660 da Qualcomm um total de 8 núcleos de processamento. Por outras palavras temos aqui um SoC octa-core com uma frequência máxima de processamento a 2.2GHz. O processador é composto por dois clusters, um dedicado à alta performance, 4 núcleos Kryo 260 a 2.2Ghz. Temos um segundo cluster dedicado à autonomia de bateria com 4 núcleos Kryo 260 a 1.8Ghz. No geral temos uma grande melhoria na performance neste novo "SoC" da Qualcomm que já começa a rivalizar com os topos de gama.

Para cuidar do departamento gráfico, o processador Snapdragon 660 da Qualcomm conta com o processador gráfico Adreno 512. Segundo a própria Qualcomm, face à geração anterior temos uma melhoria de 20% face ao processador gráfico do Snapdragon 653, a Adreno 510.

Conectividades reforçadas no Snapdragon 660 da Qualcomm

Como não poderia deixar de ser, este novo processador da Qualcomm não descuida as conectividades e funções extra. Com efeito, dentro do Snapdragon 660 que equipa os Nokia 7 Plus, Xiaomi Mi 6X e demais equipamentos desta lista temos também um modem X12 LTE.

Na prática isto permite que os smartphones usufruam de velocidades de download até 600MB/ps e velocidades de upload até 150MB/ps. Conta também com o suporte para a tecnologia de carregamento rápido Quick Charge 4. Sem esquecer a conexão Bluetooth 5, porta USB do Tipo C, entre outras.

Em suma, para o consumidor isto traduz-se num melhor suporte para câmaras, com a possibilidade de utilizar uma câmara com resolução máxima de 24MP. Alternativamente tem também o suporte para o hardware de câmara dupla graças ao novo Qualcomm Spectra ISP.

Mais autonomia e melhores fotografias com o Snapdragon 660 da Qualcomm

Este novo motor de processamento de imagem permite também a inclusão de zoom ótico e várias otimizações para o departamento fotográfico. Aqui inclui-se o mapeamento da profundidade, o acompanhamento do objecto (focagem contínua). Temos também melhorias no sensor Clear Sight cujos detalhes podem consultar aqui.

Para todos os smartphones como o Xiaomi Mi 6X ou o Nokia 7 Plus podemos contar também com uma autonomia reforçada. Com efeito, a Qualcomm avança que o Snapdragon 660 é capaz de proporcionar até mais duas horas de autonomia. Isto face ao seu antecessor, o Snapdragon 653.

Quais os melhores smartphones com o Snapdragon 660 da Qualcomm?

Agora que ficamos a conhecer algumas das mais valias deste novo processador / plataforma móvel / SoC, vejamos alguns dos melhores smartphones que já o utilizam. Aqui temos desde logo o Xiaomi Mi 6X e o Nokia 7 Plus da HMD Global.

Enquanto processador de gama média /alta, encontraremos no mercado o Nokia 7 Plus, o Xiaomi Mi 6X, entre outras ofertas. Isto significa que teremos smartphones a preços competitivos que já te proporcionam um vasto leque funcionalidades.

Em seguida elencaremos alguns dos melhores smartphones com a plataforma Snapdragon 660. Dois deles já foram referidos supra, os demais poderão ser encontrados no decurso das próximas linhas. Todos eles 'amigos' da carteira.

O novo Xiaomi Mi 6X com MIUI

Construído em metal (alumínio), o novo Xiaomi Mi 6X é o mais recente dispositivo nesta lista. É também um dos mais económicos. O terminal apresenta linhas contemporâneas, estando disponível num total de 5 esquemas de cor, o Preto, Dourado, Rosa, Azul e Vermelho. Poderás encontrar aqui todas as informações sobre o produto.

O seu leitor de impressões digitais encontra-se na sua traseira neste smartphone sem a porta áudio de 3.5mm (P2). Contudo, apresenta dois altifalantes e uma porta USB do Tipo C na parte inferior. Apresenta ainda a conectividade Bluetooth 5.0 (bastante útil para emparelhar com mais do que um dispositivo ao mesmo tempo).

Xiaomi Mi 6X está disponível com 4GB e 6GB de memória RAM

O seu ecrã tem 5.99 polegadas, uma tela / display IPS LCD com resolução Full-HD+, formato 18:9 e 2160 x 1080pixéis. Neste aspecto é muito similar ao Nokia 7 Plus. Conta também com uma bateria de 3800mAh e a interface MIUI, baseando-se no Android Oreo 8.1 da Google.

Ao nível das câmaras a configuração de câmara traseira dupla é constituída por um sensor Sony IMX486 de 12 megapixéis. Conta com uma abertura de f/1.75 e por outro Sony IMX376 com 20 que disponibiliza a mesma abertura. Este segundo sensor é também usado na câmara frontal para selfies.

Neste Xiaomi Mi 6X temos 12MP (f/1.8)+ 20MP (f/1.8). Ao passo que na parte frontal temos a câmara de 20MP para as selfies. É, para todos os efeitos, um dos maiores trunfos deste novo Xiaomi Mi 6X. O smartphone conta com uma bateria de 3010mAh de capacidade com carregamento rápido.

Câmara dupla é um dos trunfos do Xiaomi Mi 6X

A câmara dupla deste Xiaomi Mi 6X com a plataforma Android Oreo da Google dá um grande destaque ao retrato e ao auto-retrato. Com efeito, a câmara alternará automaticamente entre o sensor de 12MP e o sensor de 20MP. Isto para aproveitar as mais valias de cada um destes sensores, sobretudo capturar mais luz em cada fotografia.

Com a Inteligência Artificial (IA) incluída neste Xiaomi Mi 6X as câmaras serão capazes de reconhecer até 206 cenários e objectos. Em seguida optimizam as definições das câmaras para capturar a melhor fotografia possível. Poderão também fazer traduções em tempo real, sendo capazes de identificar os idiomas alemão, inglês, francês, japonês, indiano e coreano.

Na plataforma de testes AnTuTu, o Xiaomi Mi 6X obteve 139,697 pontos, um aumento de performance de 79% face ao Mi 5X / Mi A1. Este último utiliza a plataforma Snapdragon 625, também produzido pela Qualcomm.

Nokia 7 Plus - Android One

O novo Nokia 7 Plus tem sido um dispositivo muito cobiçado e falado desde que chegou finalmente a Portugal. O terminal foi apresentado durante o Mobile World Congress 2018 e chegou este mês ao nosso mercado. Vem repleto de pontos fortes como a sua durabilidade e o sistema operativo, o Android Oreo através da plataforma Android One.

Os novos smartphones da Nokia como este Nokia 7 Plus destacam-se pelas linhas sóbrias e pela sua durabilidade. Com efeito, este novo terminal consegue conjugar uma construção durável com linhas atraentes. Está disponível em Preto e Branco com realces metálicos na sua estrutra.

Este Nokia 7 Plus conta também com uma câmara dupla, composta por sensores de 12MP (f/1.8) + 12MP (f/2.6) para além de uma câmara frontal de 16MP. Podemos ainda frisar a presença de lentes Carl ZEISS, uma parceria já com vários anos e que promete melhorar as nossas fotos.

Nokia 7 Plus - Durabilidade e Fiabilidade

No Nokia 7 Plus, a nível de software temos aqui uma experiência de utilização de Android puro, sendo este fornecido pela plataforma Android One. As atualizações de sistema e segurança são entregues pela própria Google ao utilizador. É um dos grandes trunfos deste Nokia 7 Plus.

O seu ecrã apresenta 6 polegadas de diagonal. Trata-se de uma tela / display IPS LCD com resolução Full-HD+, formato 18:9 e 2160 x 1080 pixéis. Tal como o Xiaomi Mi 6X, o seu ecrã é protegido pelo vidro Gorilla Glass 3 da Corning.

Outro dos seus maiores trunfos, para além do Snapdragon 660 da Qualcomm, trata-se da sua bateria de 3800mAh. O Nokia 7 Plus destaca-se pela sua autonomia, qualidade de construção e durabilidade promissora.

Xiaomi Mi Note 3 - Elegância em vidro

O smartphone Xiaomi Mi Note 3 foi apresentado em setembro de 2017 juntamente com o DxOMark.

Conta com um ecrã de 5.5 polegadas, tela IPS LCD com resolução Full-HD, portanto 1080 x 1920 pixéis. Utiliza o padrão 16:9, não sendo já tão fácil de utilizar com uma só mão perante o advento dos smartphones com o formato 18:9. O seu ecrã é protegido pelo vidro Corning Gorilla Glass 4.

O principal ponto de destaque é a sua câmara dupla com 12MP (f/1.8) + 12MP (f/2.6). Todavia, o seu aspecto continua a ser extremamente elegante, sendo ele construído em vidro. Na sua parte frontal conta com uma câmara de 16MP.

Este dispositivo conta com uma bateria de 3500mAh com tecnologia de carregamento rápido. Mais ainda, na sua parte frontal conta com o seu leitor de impressões digitais / sensor biométrico.

Por último, todos os smartphones aqui mencionados custam menos de 500 dólares / euros. Estando disponíveis através das lojas online e/ou (consoante os casos) através das lojas físicas.

E tu, que dispositivos acrescentarias a esta lista de smartphones com o processador Snapdragon 660 da Qualcomm?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Google Tasks chegou por fim ao Android e iOS da Apple

Plus – 2 opções igualmente válidas em Portugal?

a

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.