Snapchat - de presença assídua no Android e iOS até às ameaças...

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Snapchat. De presença assídua nos nossos dispositivos Android e iOS para um torvelinho de azares. Com a competição feroz do Facebook e simplesmente para um ano repleto de maus resultados. Agora, abre-se um novo capítulo com o exclusivo da recentemente ter anunciado uma nova ronda de despedimentos que colocariam no desemprego cerca de duas dúzias de funcionários, quem permanece na empresa terá agora uma responsabilidade acrescida. Manter o segredo a todo o custo. Caso contrário a Snap tomará medidas mais...drásticas.

Vê ainda: Apple. Homem trinca bateria de iPhone para testar a qualidade

De acordo com uma circular interna destinada a todos os seus funcionários e colaboradores, a empresa responsável pelo Snapchat adota agora uma política de tolerância Zero. Sem margem para fugas de informações ou leaks. Qualquer funcionário envolvido em fugas de informação será alvo de medidas severas.

Snapchat para Android e iOS, até quando?

Estas podem ir desde o simples despedimento por justa causa. Até mesmo à aplicação de uma sanção pecuniária (multa) por infração das diretivas da empresa. Em última instância, consoante a severidade da fuga de informação e da sensibilidade da mesma, o funcionário poderá acabar atrás das grades. Em suma, a empresa responsável pela aplicação Snapchat para Android e iOS quer acabar de uma vez por todas com a deslealdade. Começando pelos seus funcionários e colaboradores.

De acordo com o código penal norte-americano, a fuga de informações, por si só não representa um ato ilícito passível de condenação criminal. Contudo, a venda dessas mesmas informações a outras empresas, fenómeno conhecido por insider trading já prevê uma sanção mais pesada. Esta, em última instância pode resultar em pena de privação da liberdade (prisão).

Diga-se de passagem que este memorando reflecte os tempos angustiantes que se vivem no seio da empresa que criou a aplicação Snapchat para Android e iOS. Isto reflecte a negatividade transversal à sua atividade. Algo que não melhorará a opinião dos investidores de Wall Street perante a Snapchat. Infelizmente, este tipo de histórias não desaparece após 24 horas.

Ameaças sobem de tom no seio da Snapchat

Verdade seja dita, a Snapchat sempre foi uma empresa bastante discreta. Sempre gostou de manter privada a sua atividade interna. Contudo, depois de vários leaks envolvendo novidades e funções das aplicações para Android e iOS tivemos uma escalada na severidade. Já para não falar no controlo do ambiente de trabalho.

Segundo nos conta a Daily Beast, nas suas instalações em Nova Iorque, a Snapchat tem um andar completamente vedado à maioria dos funcionários. Tudo para manter debaixo de um véu de secretismo o desenvolvimento de novas funções e aspectos diferenciadores para a aplicação. É necessário tornar esta App para Android e iOS apelativa mais uma vez. Para isso precisamos de algo mais para além de novos filtros.

Concorrência feroz, tanto no Android como no iOS

De qualquer forma, esta ameaça severa para os seus colaboradores e funcionários dever ser interpretada à luz do atual quadro financeiro da empresa Snap.Inc. No terceiro trimestre de 2017 a responsável pelo Snapchat (dados mais recentes), estava a perder 443 milhões de dólares. Números deveras preocupantes.

Para inverter esta espiral recessiva a Snapchat quer firmar alguns acordos e parcerias exclusivas com algumas marcas. Tudo isto para que a sua aplicação para Android e iOS seja a única a promover X marcas e produtos. Em suma, exclusividade. Infelizmente, segundo uma das maiores fugas de informação que chegaram à Daily Beast indicavam que apenas 20% do número cada vez menor de utilizadores acedia à aba "Descobrir".

Em suma, será cada vez mais complicado para a Snapchat pedir um preço elevado pela divulgação de uma marca ou serviço. Com o seu público a diminuir de dia para dia, a empresa terá que reformular o seu modelo de negócio. Já para não falar na concorrência cada vez mais feroz dos seus maiores rivais.

Ameaças ao Snapchat surgem pela mão de Zuckerberg

Em parte, é graças ao senhor Zuckerberg, CEO da empresa Facebook, que o Snapchat se encontra num grande aperto. Depois de em agosto de 2016 também o Facebook copiar a característica mais marcante da aplicação Snapchat para Android e iOS. As mensagens com duração limitada de 24 horas. Algo que o senhor Zuckerberg implementaria em praticamente todos os seus serviços.

Segundo nos conta também a Recode, no ano passado o Instagram Stories, parte integrante da rede social Instagram que por sua vez pertence à Facebook, teve um total de 200 milhões de utilizadores. Algo que representa cerca de mais 25 milhões de utilizadores por dia do que a Snapchat. Em ambas as plataformas, em ambos os sistema operativos para a sua aplicação Android e iOS.

É notório o desespero da Snapchat em consolidar as suas contas. Todavia, ameaçar os seus colaboradores e funcionários pode não ser propriamente a frase mais motivadora do ano. Que clima criará esta política nos seus escritórios e ambiente de trabalho?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus já foram certificados na China

d. Sony prepara-se para lançar um Xperia sem jack 3.5mm

OS contra a mineração de Bitcoin

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.