Smartwatches com WearOS vão ter nova funcionalidade que pode salvar vidas

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

A Google parece estar a trabalhar numa nova funcionalidade para os smartwatches com Wear OS. Em causa, a possibilidade de os relógios com o seu sistema operativo emitirem alertas de terramotos.

Este tipo de alertas pode salvar vidas, alertando os seus utilizadores para a iminência deste fenómeno natural. A função ainda não está disponível em nenhum relógio, mas isso poderá mudar em breve.

Deteção de terramotos pode ser a próxima grande novidade do Wear OS

Esta novidade foi descoberta pela equipa do Android Authority ao analisar a versão 24.49.33 dos Play Services para o Wear OS. Nela foram descobertos pedaços de código com referências a alertas de terramoto.

Pixel Watch 2

Os mesmos pedaços de código indicam que esta funcionalidade também ficará disponível em contas de supervisão. Ou seja, contas que permitem aos pais controlar os relógios inteligentes dos seus filhos.

Ainda que não tenham sido descobertas muitas informações sobre esta novidade, o seu funcionamento deverá ser semelhante ao de alguns smartphones. Neste caso, são utilizados alguns dos seus sensores que detetam vibrações para despoletar os alertas de terramotos.

Para o caso de quem não possua um smartphone com esta funcionalidade ou o deixe em casa, os relógios Wear OS poderão assumir essa responsabilidade. Assim sendo, continuarás a receber alertas no caso de acontecer um terramoto na área em que estejas.

Um alerta atempadamente para este tipo de fenómeno pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Poderá ser crucial para chegar a um local seguro a tempo e evitar fatalidades.

Os alertas de terramoto nos smartphones são uma funcionalidade pouco apreciada. Num país como Portugal, onde estes fenómenos não são frequentes, percebe-se o porquê do desinteresse ou até desconhecimento dos utilizadores.

Contudo, caso um desses fenómenos ocorra, um alerta de terramoto atempado seria certamente visto com bons olhos por todos. Ainda não sabemos quando é que tal ficará disponível nos relógios Wear OS, mas esperamos que seja para breve.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.