A Google deu mais um passo para a autonomização dos smartwatches face aos telemóveis, desta vez ao nível da utilização do Maps nos relógios com Wear OS.
A partir de agora, os utilizadores de smartwatches baseados no SO da Google vão poder usar o Google Maps de forma independente e offline, dispensando a sincronização permanente com um smartphone.
Mesmo sem ligação à Internet será possível utilizar a maioria das funcionalidades básicas da aplicação de mapas da Google – incluindo a localização, obtenção de trajetos e de direções. Só as informações em tempo real, como as condições de trânsito, estarão indisponíveis.
Atualização para (quase) todas as versões
A nova funcionalidade permite que o utilizador possa guardar no próprio smartwatch os mapas que pretende usar, tal como acontece já com os modos offline do Maps nos smartphones e tablets.
De acordo com informações do TechRadar a partir de um post da Google no seu blogue, ainda não está claro quais os modelos de smartwatches que poderão oferecer este recurso.
Para já os modelos Pixel Watch 2, Pixel Watch 3 e o Galaxy Watch 4 já incluem a necessária atualização para funcionar com o Maps offline, mas a mesma fonte refere que o upgrade deverá chegar a outros modelos e versões do Wear OS.
Quando essa atualização chegar e o utilizador abrir o Maps no seu relógio, deverá visualizar a mensagem ‘Offline maps on the phone are auto-downloaded to the watch’.
Se estiver na sua zona de residência, o sistema fará automaticamente a transferência dos maoas do local, bem como dos mapas já guardados pelo utilizador no Maps de outros dispositivos Android.