Smartwatches com o Google WearOS finalmente competirão com o Apple Watch

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A Google tem vindo a tentar competir com o Apple Watch há alguns anos. Contudo, o sistema para smartwatches da Google, quer queiramos ou não, está longe de competir com o WatchOS da Apple. Porém, tudo pode estar prestes a mudar.

Segundo alguns utilizadores do WearOS, a Google está a enviar alguns emails de forma a ter um feedback mais relevante na importância de um smartwatch na vida dos utilizadores.

Sondagem da Google visa em melhorar o WearOS

A sondagem tem questões pertinentes. Estas questões focam-se mais em fitnesse e "saúde" do que propriamente em mais características desnecessárias.

Temos questões tipo:

  • Deteção da apneia do sono: monitoriza e deteta sintomas de anormalidades respiratórias do sono e emite alertas e conselhos
  • Análise do sono: análise da qualidade do sono e razões para não dormir bem, e conselhos para melhorar os padrões do sono
  • Alertas de coração: monitoriza o coração e envia alertas se for detetado um ritmo cardíaco anormal
  • Log de atividades: capacidade de monitorizar e editar diferentes tipos de exercícios e atividades manualmente
  • Controlo de stress: monitora automaticamente o nível de stress para ajudar a construir melhor consciência para a sua gestão
  • Emparelhamento de dispositivo médicos: relógio pode emparelhar com dispositivos médicos

Fitbit foi comprada pela Google e merece reflexão

Lembremo-nos que a Google investiu forte na Fitbit por alguma razão. Durante muitos anos a Fitbit foi a principal responsável para monitorizar este tipo de situações nos utilizadores.

Só mais tarde é que o Apple Watch veio à balia e mostrou-se capaz de, não só competir, como liderar o segmento de smartwatch.

Apple Watch continua sem um sério concorrente

O relógio inteligente da Apple pode até não ser o mais bonito, porém, é um dos melhores no que toca à interação entre relógio e smartphone. Além disso, temos medidas implementadas pela Apple que já salvaram (literalmente) a vida de utilizadores.

Assim sendo, estou desejoso por ver a Google a fazer a diferença. Todavia, não só gostaria de ver essa diferença no WearOS como também num hardware lançado pela empresa. Já há muito que precisamos de um smartwatch da Google.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi é quem vende mais wearables no segundo maior mercado do mundo
  • MIUI 12: conhece os smartphones que deverão receber a nova interface da Xiaomi
  • iPhone dobrável. Este pode ser o seu design quando for lançado (vídeo)
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.