Os novos smartphones da Xiaomi, incluindo o modelo 14T, chegam ao mercado com uma novidade importante: a aplicação Link to Windows da Microsoft já pré-instalada. O Link to Windows oferece funcionalidades como a sincronização da área de transferência e o streaming de aplicações, algo que até agora não estava amplamente disponível em muitos dispositivos Android.
A Xiaomi, que recentemente ultrapassou a Apple como a 2ª maior vendedora de smartphones do mundo, procura assim proporcionar uma experiência integrada, numa estratégia que não só responde à procura por conectividade entre dispositivos, mas também reforça o ecossistema da empresa.
Recursos avançados de integração entre o Android e o Windows
A informação foi revelada pela página Android Authority, que teve acesso a um documento destacando que o "Link to Windows fornece uma experiência de computação de PC genuinamente integrada" no Xiaomi 14T Pro, anunciado hoje. A partir disso, a marca confirmou os planos de integrar a aplicação ao HyperOS, a versão de Android da Xiaomi.
A inclusão do Link to Windows tem como objetivo melhorar a integração entre dispositivos, oferecendo funcionalidades que prometem melhorar a experiência de utilização para quem possui tanto um smartphone Android como um portátil Windows.
Funcionalidades como a sincronização da área de transferência e o streaming de aplicações, que permitem um nível de integração avançado, não funcionam quando a aplicação é instalada através da Google Play Store. Embora a app ainda consiga sincronizar notificações, mensagens e fotos, o acesso aos recursos avançados é um diferencial importante.
Além disso, é importante notar que, em alguns dispositivos, o Link to Windows pode também transformar o smartphone num hotspot instantâneo, uma funcionalidade que antes era exclusiva de marcas como a Samsung, mas que agora se está a expandir para outros fabricantes.
Com esta adição, a Xiaomi junta-se a outras gigantes da tecnologia, como Samsung, HONOR, ASUS, OPPO, OnePlus e vivo, que também incorporaram o Link to Windows nos seus dispositivos. Entretanto, empresas como Lenovo e Motorola oferecem soluções semelhantes através do seu software Smart Connect.
O que distingue a Xiaomi nesse cenário é o facto da empresa ter a sua própria linha de PCs Windows, tornando-a ainda mais empenhada em criar um ecossistema que funcione em harmonia. Com estas mudanças, a expectativa é que a experiência entre dispositivos da Xiaomi se torne ainda mais fluida.