Smartphones Windows 10 também podem ser PCs

Rafael Ferreira
29 Abril, 2015

Hoje tivemos o prazer de espreitar mais um bocado do que vai ser o Windows 10 e mais uma vez a sensação é de que vem ai o melhor sistema operativo que já conhecemos.

O Windows vem apenas com uma versão, acabando com o Windows Phone, isto vem trazer ao sistema uma interligação fantástica entre todos os aparelhos e as funcionalidades dos dois mundos em apenas um, como vimos hoje acontecer com a função de Multi-Window que pode chegar já para o Windos Phone 8.1.

O que a Microsoft nos apresentou hoje não é a invenção da roda mas talvez seja a implementação da maneira correcta, já há alguns anos a Motorola criou o Moto Dock que consistia num suporte para o smartphone que permitia ligar a um monitor externo assim como a um teclado e rato, um conceito que não foi aprovado pela maioria dos utilizadores, mas desta vez quem vai testar este conceito é a Microsoft em alguns dos seus futuros smartphones com o nome de Continumm for Phones.

Embora este tenha sido um caminho já explorado só agora vai ter o reconhecimento e as funcionalidades necessárias para ser um conceito provado e aprovado, ao contrário do que acontecia com o sistema da Motorola temos acesso ao sistema operativo a que estamos habituados a utilizar num computador e a ferramentas como Office ou Outlook.

Para usufruir deste sistema basta conectar o telemóvel a um monitor externo, provavelmente pela saída USB Type-C e ligar um teclado e rato bluetooh que vão permitir comandar o smartphone com um ecrã maior, no entanto no video mais abaixo vimos o sistema a funcionar sem qualquer cabo conectado ao smartphone o que leva a pensar que pode estar para chegar algo estilo chromecast para Windows.

As funções de telemóvel não são perdidas neste modo, continua a ser possível fazer chamadas e responder a mensagens directamente do smartphone podendo inclusive copiar texto de uma mensagem ou outro ficheiro do smartphone através do touch e colá-lo no monitor externo com o teclado através do comando habitual CTRL+V.

Eu acredito que este seja um dos passos mais importantes para o desenvolvimento dos Smartphones Windows e uma grande ameaça ao sistema Android que começa a perder terreno na inovação, diz-nos o que achas do futuro deste sistema.

Talvez queiras ver:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=-oi1B9fjVs4]

Mais na 4gnews

Google Play Store: 18 Apps e jogos Premium que estão agora Grátis
Google Play Store nova versão da APK disponível para download
Opera para Android já te dá uma VPN grátis (download APK)
iPhone de 2020 pode ter processador com nova tecnologia
Xiaomi é a exceção à regra e cresce seriamente em 2018
Apple AirPods 2 revelados de forma oficial! Chegou o carregamento sem fios

Artigos que não podes perder

O que precisas de saber antes de investir na placa de som
Os 13 melhores emuladores Android para correr jogos e apps no computador
Os smartphones com os melhores processadores - Outubro 2018
Discos SSD: como escolher os melhores e mais baratos
Os melhores tablets e como escolher o modelo certo em 2018
Os 10 melhores telemóveis chineses a ter em atenção em 2018