A Samsung e a AMD acabam de anunciar um nova parceria direcionada para o mercado mobile. A última irá licenciar a sua tecnologia Radeon à sul-coreana, para que esta possa criar smartphones com melhor desempenho gráfico e menores consumos energéticos.
Como seria de esperar, esta parceria será direcionada aos processadores Exynos, concebidos pela Samsung. Estes são os processadores incluídos nos equipamentos da sul-coreana vendidos em Portugal. Assim sendo, podemos dizer que, em breve, os seus smartphones ficarão ainda mais apetecíveis.
Estas são boas notícias, mas ainda deverão demorar a ter efeitos práticos
O anuncio desta parceria é, sem dúvida, uma excelente notícia para os utilizadores Samsung. Contudo, ainda poderá demorar algum tempo até que vejamos equipamentos da empresa no mercado com gráficas com a tecnologia da AMD.
Importa notar que não sabemos se esta cooperação só irá começar agora ou se existem produtos em desenvolvimento há já algum tempo. O mais provável é que estejamos perante o primeiro cenário.
Na melhor adas hipóteses, só no próximo ano é que começaremos a ver smartphones da Samsung no mercado com novas gráficas. Este poderá ser um dos trunfos do vindouro Samsung Galaxy S11, mas é ainda muito cedo para especular-mos sobre o assunto.
Samsung combaterá diretamente com a Qualcomm em termos gráficos
A Qualcomm comprou, em 2009, a tecnologia Imageon à AMD, marcando assim a saída desta do mercado mobile. Desde então, as gráficas Adreno - presentes nos processadores Snapdragon - têm sido desenvolvidas tendo por base essa tecnologia.
Visto que a Qualcomm usa também tecnologia desenvolvida pela AMD, podemos dizer que a norte-americana e a Samsung começarão a combater diretamente neste mercado.
A Samsung já utiliza processadores Snapdragon na versão norte-americana dos seus topos de gama. Com esta nova parceria celebrada com a AMD, podemos dizer que as diferenças entre as versões Snapdragon e Exynos serão cada vez menos.