Mundo de smartphones terá uma revolução em breve! Vai ser bom para todos!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Se os smartphones estavam, cada vez mais aliciantes, prepara-te para teres boas novidades. As características dos topo de gama aos poucos começam a chegar aos smartphones intermediários. Desta vez será o sensor biométrico no ecrã. Mas tem calma porque estamos a falar de uma nova tecnologia.

Os smartphones de gama média começam a dar mais vantagens que nunca. As câmaras tem agora mais qualidade, exemplo disso é o Xiaomi Redmi Note 7 com uma câmara de 48MP, a construção é também mais cuidada e o desempenho já não é um problema.

O que vem diferenciando muito os smartphones de gama média para os topo de gama são as pequenas características. Uma delas, o sensor biométrico no ecrã.

Sensor biométrico num ecrã LCD já é possível

Até ao momento o sensor biométrico no ecrã só pode ser introduzido num ecrã OLED. Ou seja, os ecrãs são ligeiramente mais caros e isso faz com que os fabricantes reservem esta caraterística para smartphones de gama alta. O monopólio da Samsung e LG também não ajudam e fazem deste mercado menos competitivo que o LCD. Mercado onde vemos dezenas de fabricantes prontas a baixar ainda mais o preço de um painel.

Ou seja, seria bom ver a tecnologia de sensor biométrico num ecrã LCD certo? Teríamos um preço mais baixo, mais concorrentes e consequentemente, a mesma tecnologia dos topo de gama.

Pois bem, será possível no futuro. A empresa chinesa "Fortsense" acabou de registar um novo produto que faz com que qualquer painel LCD possa usar um sensor biométrico no ecrã. De acordo com as informações, a empresa conseguiu criar uma "membrana" que instalada no LCD faz com que seja possível ler a impressão digital no ecrã. Isto são notícias fantásticas.

Os smartphones de gama média terão preço mais baixo com mais caraterísticas

Em síntese, isto fará com que os smartphones intermediários possam continuar a oferecer preços mais competitivos e tecnologia que, neste momento, está apenas disponível nos smartphones topo de gama ou num intermediário com um preço superior.

A empresa chinesa acredita que já no final deste ano veremos fabricantes de smartphones a utilizar a sua tecnologia nos seus painéis LCD. Isto significa que em 2020 o preço dos gama média deverá continuar o mesmo mas com mais possibilidades porque não existirá a necessidade de investir em painéis OLED de forma a os tornar mais apelativos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei: EMUI bate recordes impressionantes!
  • Xiaomi: Imagens mostram alegado topo de gama Redmi
  • Malware descoberto na aplicação pirata Mobdro, apaga-a já!
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.