Smartphones OnePlus poderão deixar de usar processadores Snapdragon

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

A OnePlus utilizou processadores da Qualcomm em todos os equipamentos que já lançou para o mercado, até hoje. No entanto, essa realidade poderá mudar em breve.

Um novo relatório divulgado pela CNBeta afirma que a Oppo está a estudar formas de desenvolver os seus próprios processadores. Este processo conta com a participação de engenheiros da OnePlus e Realme, o que indica que também estas poderão adotar esses SoC´s.

Oppo está a investir num projeto a longo prazo

A Oppo e as suas subsidiárias não serão as primeiras a optar pelo uso de processadores próprios. Grandes marcas como a Apple, Samsung e Huawei também o fazem há vários anos.

A Oppo planeia investir, aproximadamente, 7 mil milhões de dólares neste projeto ao longo dos próximos três anos. Isto não significa que os seus processadores possam atingir o mercado até lá.

É curioso notar que este comité é liderado por um antigo diretor técnico da Qualcomm. Ou seja, a chinesa está à procura de algum kow-how da sua atual fornecedora de processadores.

Além do facto de engenheiros da OnePlus se terem juntado a este comité, não seria a primeira vez que tecnologias apresentadas pela Oppo migrariam para os da OnePlus. Isto deve-se ao facto de ambas as empresas pertencerem ao consórcio BBK Electronics.

Poderá este ser o fim dos processadores Snapdragon nos smartphones OnePlus?

Em primeiro lugar, importa dizer que o facto de a Oppo e a OnePlus estarem a trabalhar no desenvolvimento de processadores próprios não significa que sejam bem-sucedidas. Os resultados apresentados no final do projeto podem não ser suficientes.

Em segundo lugar, as empresas poderão adotar uma estratégia semelhante à usada pela Samsung. A sul-coreana comercializa versões dos seus equipamentos com processadores Snapdragon e Exynos, dependendo do mercado em causa.

Ainda é cedo para que sejam tiradas conclusões. Este processo ainda está numa fase embrionária e, tal como já o referi, poderá não atingir os objetivos desejados.

Editores 4gnews recomendam:

  • OnePlus 8 Pro pode concretizar um dos maiores desejos dos seus fãs
  • OnePlus tem a tecnologia perfeita para trazer carregamento sem fios nos seus smartphone
  • Estas são as alegadas especificações e preços do OnePlus 8, OnePlus 8 Lite e Pro
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.