Smartphones: Mercado contrai 6% no 3º trimestre de 2018 - IDC

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A agência de análise de mercado, IDC, divulga agora o seu mais recente relatório onde avalia o mercado de dispositivos móveis - smartphones. Nesse sentido, podemos agora aferir o comportamento deste segmento durante o 3º trimestre de 2018.

Em primeiro lugar, já não é a primeira vez que o mercado de smartphones regista uma queda. Aliás, no 1º semestre de 2018, segundo a mesma IDC, o mercado de smartphones já havia caído (contraído) Google Play Store: Os 10 jogos Android que tens de conhecer e instalar!

Em segundo lugar, durante este 3º trimestre de 2018 as fabricantes Android e iOS venderiam um total de 355.2 milhões de unidades. Cifra que representa uma quebra de 6% face ao valor registado no período homólogo de 2017.

Em terceiro lugar, a fabricante que mais sofreu foi a atual líder do mercado de smartphones e do "mundo" Android, a sul-coreana Samsung. Nesse sentido a IDC dá conta de uma quebra de 13.4% no volume de vendas da Samsung face ao período homólogo de 2017.

Mercado mundial de smartphones volta a cair...

Todavia, a Samsung continua na liderança isolada deste "mundo" de smartphones e do mundo Android. Durante este último trimestre a marca obteve uma quota na ordem dos 20.3%, mostrando a sua posição de domínio. Ainda assim, a agência IDC aponta vários dedos acusatórios e de alerta à fabricante sul-coreana. Aqui socorrendo-se sobretudo do crescimento sustentado das rivais chinesas, as inúmeras fabricantes Android de "baixo custo". Algo que a médio / longo prazo poderá comprometer a posição da Samsung.

Nesse sentido, a IDC refere em primeiro lugar a "ameaça chinesa". Aqui apontando a forte contração deste mercado que, consequentemente, arrastaria o mercado mundial de smartphones. Aliás, relembro que a China é atualmente o maior mercado mundial de smartphones com a Índia em 2º lugar e EUA em 3º lugar.

IDC aponta a desaceleração da China

Por outras palavras, durante este 3º trimestre de 2018 a China representou um terço de todas as vendas de dispositivos móveis no mundo. Por conseguinte, uma vez que este mercado contraiu novamente, o mercado global voltaria a sofrer.

Ryan Reith, analista da IDC pronuncia-se sobre a situação da China, afirmando o seguinte: "Tempos difíceis, novos desafios económicos e forte penetração de várias marcas estão a desacelerar a maior economia mundial de smartphones".

Huawei, em 2º lugar, continua à frente da Apple

Com o mercado mundial de smartphones em queda, a Huawei é uma das poucas fabricantes que contraria esta tendência. Graças aos seus P20 Pro a fabricante chinesa conseguiu ultrapassar a Apple em volume de vendas.

Nesse sentido, a Huawei continua a ser a 2ª maior fabricante mundial de smartphones apesar de enfrentar agora a nova geração de iPhones. Por conseguinte, terá agora que combater oMate 20 X, entre outros produtos.

O mercado de smartphones está saturado!

Em suma, podemos daqui concluir que o mercado mundial de smartphones está decididamente saturado. Algo que não terá passado despercebido às principais fabricantes que já estão a orientar os seus esforços para o advento do 5G, provavelmente em 2019.

Todavia, para já o 5G é apenas uma meta ainda longínqua. Um oásis que serve mais para acalmar as marcas do que para conquistar os consumidores.

Editores 4gnews recomendam:

Publicidades no WhatsApp? Prepara-te porque é apenas o início!

3 Gadgets para Android que te vão tornar no Rei do Fortnite

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.