Smartphones mais potentes de 2018 são de fabricantes chineses! Porquê?

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

O AnTuTu acabou de revelar a lista de smartphones mais potentes do final de 2018, ou seja, os smartphones mais potentes do ano.

Assim sendo, vamos olhar para a lista de uma forma diferente. Se no passado víamos smartphones da Samsung, LG ou até HTC na lista de smartphones mais potentes do anTuTu, hoje em dia só vemos equipamento oriundos de fabricantes chineses.

Vê ainda: Xiaomi tem da Realme uma concorrente à altura que nunca se deparou!

Temos a ZTE no topo da lista com o nov ZTE Nubia Red Magic Mars e logo de seguida uma carrada de smartphones da Huawei e Honor (sub-marca da Huawei).

Smartphones das empresas chinesas que já há muito que dominam o AnTuTu

A lista termina com um smartphone da OnePlus e com equipamentos da Xiaomi e ZTE. Ou seja, os smartphones mais potentes de 2018 são de fabricantes chinesas. Mas porque será?

Lista de smartphones mais potentes do AnTuTu

  1. ZTE Nubia Red Magic Mars
  2. Huawei Mate 20
  3. Honor View20
  4. Mate 20X
  5. Mate20Pro
  6. Honor Magic 2
  7. Xiaomi BlackShark Helo
  8. OnePlus 6T
  9. Xiaomi BlackShark
  10. Nubia X

Primeiramente temos de perceber que este é um artigo de opinião. Assim sendo, não escrevas na pedra aquilo que vou dizer. Esta opinião é fundamentada na alguma experiência que tenho no segmento mobile.

Em síntese, os smartphones da Samsung, LG ou até Sony, contam com as mesmas especificações que o OnePlus 6T, por exemplo, porém, continua sem oferecer a mesma potência.

Na minha opinião, a principal razão é a visão que o mercado oriental olha para os smartphones. Não é por acaso que as fabricantes chinesas tendem em lançar smartphones topo de gama de 6 em 6 meses. O público asiático olha seriamente para estas tabelas. Se o seu smartphone não está na lista, há que comprar um que esteja.

Por sua vez, o público europeu quer saber mais sobre a marca e experiência de utilização. Exemplificando com a Samsung. Desde o Galaxy S6 que a Samsung não nos dá tanta RAM quando os concorrentes. Isto porque podem salvar uns trocos e fazer um smartphone apelativo com uma margem de lucro maior.

Este é o Nubia que domina a lista do AnTuTu de 2018

A Samsung não precisa de estar na lista para convencer o público europeu. Por sua vez, a marca sul-coreana quase não tem cota de mercado na China. Onde curiosamente é dominado pela Huawei, Xiaomi, OPPO e Vivo.

Em suma, não quero com isto dizer que a OnePlus, Xiaomi ou Huawei não olhe para a experiência de utilização. Aliás, a OnePlus é uma das melhores no campo.

Simplesmente acredito que marcas como a Samsung, Sony e LG deixaram de olhar para esta tabela de forma tão séria e preferem seguir a ideologia da Apple. "Se funcionar perfeitamente pode até ter 1GB de RAM. Os números de benchmarks não são assim tão relevantes".

Editores 4gnews recomendam:

Samsung. Smartphone dobrável terá capacidades fotográficas incríveis

Apple falha a promessa de trazer o carregador sem fios AirPower em 2018

Xiaomi tem uma surpresa especial para começar 2019 em grande!

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.