Smartphones irrompem em chamas antes de embarcar no avião (vídeo)

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 1 min.

A Vivo terá sido banida por uma transportadora aérea sediada em Hong Kong após um carregamento dos seus smartphones ter irrompido em chamas. A ocorrência foi registada em vídeo, com um grande número de telefones a serem destruídos pelas chamas.

Em causa estava um novo lote de equipamentos Vivo Y20 que seguiriam para diversos mercados após a expedição aérea. A transportadora, entretanto, terá dado a conhecer a sua intenção em banir a Vivo após os danos provocados no fim de semana.

Smartphones da Vivo irromperam em chamas antes de embarcar

Segundo avança a publicação The Standard e de acordo com vários testemunhos partilhados nas redes sociais, o incidente ocorreu durante o carregamento das paletes com smartphones para um aviação da Hong Kong Air Cargo com destino à Tailândia.

Acima vemos a palete de telefones prontos a embarcar, mas já envoltos em chamas. O fogo viria a alastrar-se a duas outras paletes de produtos, vindo a danificar um número ainda não quantificado de itens prontos para embarcar no avião de transporte.

Em seguida vemos uma publicação da rede social Twitter com o rescaldo do incidente. A causa apontada são as células energéticas dos telemóveis, mais concretamente as baterias cuja instabilidade pode provocar uma reação em cadeia como a que teve lugar.

As baterias dos smartphones são a causa provável do incêndio

Após a ocorrência vários meios de comunicação locais anunciaram a intenção da Hong Kong Air Cargo em banir a Vivo das suas linhas aéreas face ao perigo representado pelos seus smartphones.

Sublinhamos que a causa do acidente ainda não foi determinada, mas as baterias de iões de lítio no interior dos smartphones são o principal suspeito. À memória assoma-se rapidamente o caso dos Samsung Galaxy Note 7 que, em 2016, abalaria a fabricante.

As precauções tomadas pelas empresas nem sempre são o suficiente, bastando uma unidade defeituosa para provocar danos milionários, ou pior. Felizmente o fogo começou em terra.

Editores 4gnews recomendam:

  • Clubhouse pode chegar ao Android mais cedo do que esperavamos
  • Xiaomi Mi Mix Fold em edição limitada traz ofertas imperdíveis
  • Xiaomi Mi TV Q1 75 tem um grande senão nos 120 Hz para a PS5
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.