fonte: depositphotos

Os smartphones são companheiros diários de uma vasta quantidade de pessoas do planeta Terra. A sua diversidade é abismal e sem dúvida que, pelo menos, uma ou outra marca nos é totalmente desconhecida.

Vê também: Apple é a empresa mais admirada pelo 10.º ano consecutivo

Contudo, essa panóplia de opções que terão como desfecho a escolha pela qual optarmos não se aplica aos sistemas operativos desses terminais. Com efeito, 99,6% dos smartphones da atualidade, de acordo com a Gartner, são iOS ou Android. Ou seja, apenas 0,4% são Windows ou outra coisa qualquer.

Dividindo em dois essa fatia gigante que é detida pelo software da Apple e da Google, vemos que o da empresa de Cupertino representa 17,9% e o segundo 81,7%. Estes dados, que se referem ao quarto trimestre de 2016, mostram ainda que a plataforma da Microsoft conta com, apenas, 0,3% o mercado.


Já a BlackBerry, por sua vez, está, com base nos dados, em termos aproximados, totalmente fora do mercado. Isto claro, quanto ao seu sistema operativo Mobile. Qual é o problema no meio disto tudo? Se isto é, claro, um problema para os utilizadores claro: criação de um monopólio.

Tecnicamente, será um oligopólio, visto que há mais de um sujeito a dominar o mercado. Porém, se pensarmos que um, por si só, detém mais de 4/5 de todo o software do mercado Mobile, então tudo se torna mais claro.

fonte: depositphotos

Daqui em diante, infelizmente, o cenário deverá agravar-se ainda mais. A possibilidade de surgirem novos concorrentes no mercado do software para smartphones é nula. Por outro lado, o lugar que a Microsoft detinha e que parecia capaz de modificar um pouco todo o panorama, foi apenas uma ilusão.

Atualmente, a ilusão passa por pensar que poderá haver outras opções que não iOS e Android como plataforma do nosso smartphone. Isso apenas conduzirá à inércia por parte da Apple e da Google no desenvolvimento dos mesmos e, consequentemente, na evolução desses daí em diante.

Outros assuntos relevantes:

Microsoft afirma que não deixará de suportar o Windows 10 Mobile

Novo Asus VR não precisará do teu Zenfone 3 para funcionar

Preços e Cores dos Samsung Galaxy S8 e Galaxy S8 Plus

VIAMSPoweruser
FONTEThe Verge
Desde cedo comecei a interessar-me pelo que podia fazer no computador. Porém, a grande paixão surgiu com o primeiro telemóvel e complementou-se com os smartphones. Nada há a dizer, são simplesmente fantásticos e úteis em todo o tipo de situações.