Xiaomi, Huawei e Nokia receberão impressão digital por baixo do ecrã

Gonçalo Pereira
Gonçalo Pereira
Tempo de leitura: 2 min.

Tempos de grande mudança avizinham-se no mundo dos smartphones, nomeadamente quanto à impressão digital. No início do presente ano já vimos parte desta mudança, desta inovação que veremos de uma forma mais abrangente na indústria num futuro já muito próximo, quem sabe até já no teu próximo smartphone, entre eles, ASUS.

Primeiro o Infinity Display, depois a Impressão Digital. Para quem dizia que os smartphones não poderiam evoluir mais...

Referenciando Andy Rubin, apenas uma das pessoas mais envolvidas na criação do Android e dos smartphones em geral, e agora CEO da Essential, a transição para equipamentos com "Infiniti Display" é um facto que será transversal à industria, na qual o seu primeiro equipamento já se enquadra. Contudo, tanto no seu primeiro smartphone, como nos restantes que temos visto, umas das características principais destes futuros equipamentos ainda não conseguiu atingir um nível de desenvolvimento necessário. Com isto, refiro-me à ausência do sensor de impressão digital no próprio ecrã, ou até mais do que isso, em qualquer superfície!

Solução de integração da Goodix

Uma das marcas com grande presença no mercado é a Goodix. Apesar de provavelmente nunca teres ouvido falar deste nome, esta é a marca que produz os leitores de impressão digital para marcas como a Xiaomi, a Huawei, Nokia, LG e ASUS, que estão os mais rápidos do mercado. A sua solução passa por um leitor óptico, que funcionará por baixo de um ecrã AMOLED.

Vê também: Computex. Dá uma espreitadela por ti.

Inovação da Qualcomm

Concorrente à Goodix no que toca à segurança dos smartphones, será a Qualcomm. Apesar de sensivelmente o mesmo efeito, a tecnologia da empresa americana é mais avançada, baseada num tipo de desbloqueio ultra-sónico. A grande vantagem da tecnologia da Qualcomm é que pode ser implementada por baixo em vários tipos de superfície.

No caso da Goodix, os leitores de impressão digital podem ser apenas colocados baixo de materiais transparentes, como o caso de cerâmica, vidro e safira. Já no caso da Qualcomm, o seu tipo de tecnologia permitirá o uso deste tipo de sensores mesmo através de superfícies metálicas.

Nova tecnologia só em 2018

Apesar dos rumores que temos visto sobre o LG Q6, Q6+ e Q6α, poderemos estar a antecipar um fantástico ano de 2018 para os smartphones, com muitas inovações e designs fantásticos em toda a linha.

Outros assuntos relevantes:

Séries Netflix: terceira temporada de Narcos já tem trailer!

Opinião: porque é que o Samsung Galaxy Note 8 terá tanto de espetacular como de horrível?!

Motorola: Saudades do Moto Gallery? Descarrega aqui a Galeria Motorola!