Smartphones Google Pixel podem seguir passos da Apple com recurso SOS

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

As comunicações por satélite e respetivo recurso SOS já provaram ser eficazes e decisivas com os equipamentos da Apple a terem já um vasto currículo em salvamento de pessoas.

Parece que a Google vai seguir os passos da sua rival e incluir também esta funcionalidade nos seus smartphones Pixel.

imagens da funcionalidade SOS nos smartphones Pixel
Funcionalidade SOS nos smartphones Pixel Crédito@9to5Google

A informação chega através do site 9to5Google que descobriu inclusive que o recurso “SOS por satélite” aparece já no menu Configurações dos terminais, na opção “Segurança e Emergência”.

Mas atenção, ainda que possa aparecer já neste menu dos smartphones, o recurso não está ainda disponível e não há também uma data prevista para a sua disponibilização.

Como funciona o SOS por satélite da Google

O site 9to5Google vai mais longe e explica o funcionamento do novo recurso. De acordo com esta fonte, os smartphones Pixel vão ter capacidade para enviar mensagens para os serviços de emergência e partilhar a localização do utilizador, nos momentos em que este estiver fora do alcance da rede móvel ou Wi-Fi.

A localização será partilhada através da aplicação Google Maps, além de que os utilizadores vão também poder (se conseguirem) fornecer detalhes sobre a sua situação de emergência.

De acordo com as informações divulgadas, a Google terá de ter acesso a alguns dados pessoais do utilizador, nomeadamente nome, número de telefone e de até três contactos de emergência.

Acrescente-se ainda que algumas informações – como localização, detalhes do dispositivo e dados sobre a situação – vão também ser partilhadas com as equipas de emergência (claro), mas também com as operadoras de comunicações por satélite.

Para já, não se sabe ainda quais vão ser os primeiros países a receber o novo recurso. Mas é possível que a funcionalidade seja disponibilizada de forma gradual, à semelhança do que aconteceu com a Apple, uma vez que irá precisar de operadoras locais.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt