Os smartphones em 2019 serão bem mais inteligentes!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Os smartphones em 2019 preparam-se para ser mais inteligentes. Acredito que esta afirmação seja óbvia, contudo, hoje temos mais informações que prometem com que tal frase se torne realidade.

A Qualcomm lançará os seus processadores Qualcomm Snapdragon a tecnologia NPU (Neural Processing Unit) embutida. Ou seja, o processador conseguirá perceber um pouco a utilização do smartphone do utilizador.

Vê ainda: Realme 2. Quando é que este smartphone Android chegará à Europa?

A tecnologia NPU chegou aos smartphones com o processador Kirin 970 da Huawei. Os terminais da Huawei com este processador, que é o caso do P20, Honor 10 e Mate 10, conseguem melhorar o desempenho do dispositivo presumindo quais as aplicações que o utilizador mais usa.

Ou seja, se chega a certa altura da noite e tens por hábito jogar uma de PUBG Mobile, o terminal começará a poupar mais autonomia durante o dia e na altura de jogo reduzirá a performance das outras aplicações.

Smartphones em 2019 terão algo chamado NPU nas suas especificações

Esta é uma explicação muito crua daquilo que o NPU faz. A ideia por traz desta tecnologia é dar ao processador capacidade para entender a utilização que o equipamento tem.

Escusado será dizer que o próximo Huawei Kirin 980 chegará com tal tecnologia. A boa notícia é que também alguns dos processadores da Qualcomm o trarão. Ou seja, o NPU será algo relevante para os smartphones de 2019.

Para já, acredita-se que o NPU apenas chegue aos processadores topo de gama da Qualcomm. O Snapdragon 855 deverá ser o próximo chip a ser revelado agora no final do ano e embarcará na maior parte dos topos de gama de 2019.

O que é que isto significa para o utilizador?

Sinceramente não verás grandes diferenças no smartphone e na forma que trabalha. O NPU serve para dar aos consumidores mais performance, poupar mais autonomia e tranquilidade em tarefas árduas.

Ainda não sabemos se a Apple, Samsung ou MediaTek pretendem entrar ao barulho com o NPU, porém, não lhes fazia mal nenhum. A Huawei e Qualcomm são das maiores fabricantes de chips no mundo e o caminho parece encaminhar-se para a Inteligência Artificial.

Editores 4gnews recomendam:

Smartphones Huawei e Honor recebem ROM não oficial do Android Pie

Google Play Store: Chegou a nova versão da aplicação (11.3.15)

Novo Google Pixelbook poderá chegar com ecrã 4K e 8GB de RAM

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.