Smartphones. Ecrã OLED dobrável será o futuro do sector [vídeo]

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O conceito de smartphones dobráveis ou telemóvel inteligente (smartphone) com ecrã dobrável tem fascinado os entusiastas de tecnologia já há vários anos. Todavia, para já podemos apenas sonhar com algo deste género, necessitaríamos de um ecrã OLED completamente dobrável...

Sabemos que a Samsung tem vindo a dedicar parte do seu tempo e capital à pesquisa de novos ecrãs. Aliás, dentro do seu departamento Samsung Display, o desenvolvimento de um ecrã dobrável será uma das prioridades para 2018. A marca revelaria no seu relatório fiscal alusivo ao último trimestre de 2017 que durante este ano quer levar esta tecnologia mais além.

Vê ainda: Gmail da Google mudará de aspecto na sua versão Web

Ora, até que a Samsung nos traga os smartphones dobráveis com ecrã OLED, temos outras entidades que têm vindo a desenvolver este conceito. Mais concretamente, um instituto de pesquisa sediado em Taiwan que nos apresenta agora um vislumbre do futuro, um ecrã OLED dobrável. Sim, isso mesmo.

O ecrã que podemos ver no vídeo no final do artigo é produzido pelo Industrial Technology Research Institute (ITRI). Os resultados falam por si e podem ser um agente catalisador no desenvolvimento desta nova tecnologia. É sem dúvida algo promissor neste caminho até aos smartphones com ecrã dobrável.

Smartphones com ecrã OLED dobrável?

Tendo em conta que este ecrã é apenas um protótipo, ou melhor, todo o dispositivo em si, para já o seu objectivo é provar a sua função. Para esse efeito temos aqui um vídeo bem detalhado onde podemos ver uma apresentação do produto que ainda estará a ser aperfeiçoado. Mais ainda, já faltará pouco até que seja atingido o padrão de qualidade exigido para uma aplicação comercial. Ora, isto significa que os smartphones com ecrã dobrável já estiveram mais longe!

Cumpre ainda mencionar que, quando está esticado ou não dobrado, todo o dispositivo se assemelha a um tablet. Aliás, é praticamente um tablet com 7 polegadas, aproximadamente. Mais ainda, neste momento o display OLED não está a dobrar-se em duas metades iguais. Deixando aqui uma margem que pode ser utilizada para ver notificações, por exemplo.

Temos ainda algumas zonas de flexão ou dobradiças similares às de umLenovo Yoga Book. Deixo-vos com o vídeo deste protótipo, um autêntico vislumbre do que aí vem.

Qual a vossa opinião sobre esta nova tecnologia?

Assuntos relevantes na 4gnews:

OnePlus 6 deixa antever as mudanças face ao OnePlus 5T

Sony PlayStation 5. Temos boas notícias, só em 2020!

Xiaomi fez 8 anos. Eis os seus 8 produtos mais cativantes!

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.