A União Europeia continua a sua luta para as fabricantes de tecnologia darem informação mais transparente aos consumidores.
E há mais uma medida nesse sentido. A partir de 20 de junho deste ano, os smartphones e tablets vendidos no mercado do Espaço Económico Europeu vão ter de responder a novos requisitos e incluir um selo com informação energética crucial.
Os requisitos que os equipamentos devem ter com a nova medida
De acordo com as informações dadas pelo site GSMArena, os smartphones e tablets vendidos na UE têm de responder a cinco critérios de ecodesign:
- Durabilidade
- Longevidade da bateria
- Reparação
- Acesso para reparação
- Suporte de software
Quanto ao ponto de durabilidade, os terminais móveis devem apresentar uma certificação para quedas acidentais e resistência a água e poeira. No que diz respeito, à longevidade da bateria, as células devem conseguir aguentar, pelo menos, 800 ciclos de carregamento, mantendo (no mínimo) 80% da sua capacidade original.
Para a reparação, as fabricantes dos equipamentos devem ter peças para reposição crucial e fornecê-las num período máximo de até 10 dias. Mais: durante sete anos após os equipamentos não estar mais disponível na UE, as marcas devem continuar a fornecer estas peças para reparação.
Para tornar a reparação mais fácil e acessível, os profissionais de reparação devem ter acesso a todo o software e firmware necessário.
Por fim, todos os terminais móveis devem receber atualizações de software por um período mínimo de cinco anos, após a data de término das vendas.
O novo selo com informação será em tudo semelhante ao que já é fornecido com os grandes eletrodomésticos e deve conter toda a informação sobre os cinco critérios anteriormente referidos.
A nova legislação europeia aplica-se a todos os telefones fixos sem fios, smartphones e tablets com ecrãs de 7 a 17,4 polegadas que forem colocados à venda a partir de 20 de junho de 2025.
Ficam excluídos destas novas regras os smartphones e tablets à venda antes da data referida (20 de junho de 2025) e dispositivos com ecrãs flexíveis que podem ser desenrolados total ou parcialmente.