Smartphones dobráveis serão o 'novo normal' até 2027

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

À medida que mais fabricantes introduzem modelos de smartphones dobráveis no mercado, também o interesse do público continuará a aumentar. Em particular, graças aos modelos flip relativamente mais acessíveis no mercado atual.

Em simultâneo, também os receios quanto à sua durabilidade ficarão mais apaziguados, com os respetivos telefones dobráveis a melhorar a sua qualidade de construção.

Crescimento saudável dos smartphones dobráveis até 2027

Samsung Galaxy Z Flip4

Posto isto, a agência de análise de mercado IDC aponta que no espaço de poucos anos a sua representação no mercado aumentará de modo muito significativo.

Apesar de o formato já existir há vários anos, potenciados sobretudo pela Samsung, certo é que os níveis de vendas para estes produtos não estão sequer perto dos smartphones convencionais.

A evolução do mercado, porém, e sobretudo da indústria, deverá alterar esta realidade com os dobráveis a crescer muito significativamente nos próximos anos.

Até 48,1 milhões de dobráveis no mercado em 2027, aponta a IDC

Smartphones dobráveis
Métricas e previsões publicadas pela agência de análise de mercado IDC.

Para a IDC, em 2027 teremos cerca de 48,1 milhões de smartphones dobráveis nas mãos dos consumidores, isto segundo as suas previsões de mercado.

Aliás, num futuro próximo, a taxa de crescimento anual das vendas para estes produtos entre o período de cinco anos compreendido entre 2022 e 2027 deve crescer para superar a taxa de crescimento nas vendas dos telefones convencionais numa escala de 10 vezes.

Formato continuará a cativar a atenção e interesse dos consumidores

Será, portanto, um crescendo muito considerável para o mais peculiar e arrojado formato dos telemóveis atuais, gradualmente superando o formato tradicional em popularidade. Pese embora estas conclusões sejam o fruto da avaliação da IDC, não deixa de ser uma previsão de futuro, mesmo que instruída.

Em jeito de comparação, para a IDC a quota de mercado para os smartphones dobráveis em 2027 será de 3,5% entre todas as fabricantes combinadas. Atualmente esta cifra está nos 1,2% em 2022 (período referente aos dados mais recentes).

Por fim, em 2023 as vendas dos dobráveis devem atingir os 21,4 milhões de unidades graças a um ligeiro decréscimo no preço de venda dos produtos. A isto somar-se-á uma maior durabilidade e maior oferta de modelos a chegar ao mercado.

Launching the new #FindN2Flip that will be available in European markets starting today. (supporting the growth of #Foldables in 2023 that was published in @IDC latest forecast data.) pic.twitter.com/qg5cX6vfsM

— Nabila Popal (@NabilaPopal) 28 de fevereiro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.