À medida que mais fabricantes introduzem modelos de smartphones dobráveis no mercado, também o interesse do público continuará a aumentar. Em particular, graças aos modelos flip relativamente mais acessíveis no mercado atual.
Em simultâneo, também os receios quanto à sua durabilidade ficarão mais apaziguados, com os respetivos telefones dobráveis a melhorar a sua qualidade de construção.
Crescimento saudável dos smartphones dobráveis até 2027
Posto isto, a agência de análise de mercado IDC aponta que no espaço de poucos anos a sua representação no mercado aumentará de modo muito significativo.
Apesar de o formato já existir há vários anos, potenciados sobretudo pela Samsung, certo é que os níveis de vendas para estes produtos não estão sequer perto dos smartphones convencionais.
A evolução do mercado, porém, e sobretudo da indústria, deverá alterar esta realidade com os dobráveis a crescer muito significativamente nos próximos anos.
Até 48,1 milhões de dobráveis no mercado em 2027, aponta a IDC
Para a IDC, em 2027 teremos cerca de 48,1 milhões de smartphones dobráveis nas mãos dos consumidores, isto segundo as suas previsões de mercado.
Aliás, num futuro próximo, a taxa de crescimento anual das vendas para estes produtos entre o período de cinco anos compreendido entre 2022 e 2027 deve crescer para superar a taxa de crescimento nas vendas dos telefones convencionais numa escala de 10 vezes.
Formato continuará a cativar a atenção e interesse dos consumidores
Será, portanto, um crescendo muito considerável para o mais peculiar e arrojado formato dos telemóveis atuais, gradualmente superando o formato tradicional em popularidade. Pese embora estas conclusões sejam o fruto da avaliação da IDC, não deixa de ser uma previsão de futuro, mesmo que instruída.
Em jeito de comparação, para a IDC a quota de mercado para os smartphones dobráveis em 2027 será de 3,5% entre todas as fabricantes combinadas. Atualmente esta cifra está nos 1,2% em 2022 (período referente aos dados mais recentes).
Por fim, em 2023 as vendas dos dobráveis devem atingir os 21,4 milhões de unidades graças a um ligeiro decréscimo no preço de venda dos produtos. A isto somar-se-á uma maior durabilidade e maior oferta de modelos a chegar ao mercado.
Editores 4gnews recomendam: