A primeira grande preocupação da Xiaomi com terramotos, remonta a 2019. Aí lançava uma funcionalidade de alerta em colaboração com o Chengdu High-tech Disaster Mitigation Institute, para os seus smartphones e televisores.
A fabricante revela agora os resultados, e partilha que terá avisado os utilizadores de 35 terramotos com magnitude superior a 4,0. Desde novembro desse ano, 12,64 milhões de mensagens de alertas de terão sido enviadas.
Smartphones da Xiaomi poderão em breve monitorizar terramotos
A Xiaomi pretende ir mais além, e quer ser pioneira neste campo. Segundo revela o Gizmochina, a fabricante quer que os seus smartphones possam não só receber avisos de terramotos, como os possam monitorizar.
Para tal, os smartphones da fabricantes terão de ter sensores integrados para o efeito. Só assim estes poderão monitorizar as atividades sísmicas do planeta Terra em tempo real, e avisar os utilizadores em tempo útil.
A fabricante explica que, quando o sensor embutido deteta a vibração, irá saber julgar se é atividade sísmica ou não. O centro de alerta receberá as informações, e assim poderá calcular se ocorreu ali um terramoto.
É ainda referido que, caso a vibração seja definida como terramoto, será possível perceber vários dados. A magnitude, localização do epicentro e a hora a que ocorreu serão calculados, enviando imediatamente mensagens a quem se encontre potencialmente em risco.
Assim que a Xiaomi coloque esta funcionalidade em prática, será muito mais fácil monitorizar terramotos, mesmo em áreas onde antes não existia essa possibilidade. Infelizmente a fonte refere que não é expectável que a funcionalidade seja lançada em smartphones comercializados pela marca fora da China.
Editores 4gnews recomendam:
- Samsung dá-te Sport TV grátis e auriculares Bluetooth na compra deste tablet
- Xiaomi Black Shark 4 tem uma nova surpresa para os interessados
- Windows 11 está a chegar. A maior atualização da última década?