Smartphones da Xiaomi, OnePlus, Samsung e outros têm bloqueado sem razão aparente

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Ao longo das últimas semanas, têm-se multiplicado os relatos de utilizadores Android que vêm os seus smartphones bloquearem aleatoriamente. Ao que tudo indica, este poderá ser um problema relacionado com o Android 10.

No Twitter temos já um vasto leque de utilizadores a queixarem-se do problema. Caso já tenhas passado pelo problema e estejas a pensar que o defeito é do teu smartphone, certamente ficarás mais descansado em saber que não é o caso.

Dada a diversidade dos problemas, percebe-se que o mal não está cingido a um equipamento ou marca. Temos utilizadores OnePlus, Xiaomi, Samsung, Pixel e mais a sofrerem do mesmo mal.

O Android deixa de responder após algumas apps bloquearem

Os relatos informam-nos que este problema verifica-se quando uma aplicação bloqueia. Aqui incluem-se aplicações como Youtube, Reddit, Amazon e outras.

Uma vez bloqueada a aplicação, todo a interface do smartphone deixa de funcionar. Em alguns casos, o problema parece resolver-se com o ligar / desligar do ecrã, ao passo que outros têm de esperar que a app volte a funcionar para que tudo volte à normalidade.

Mesmo existindo alguns exemplos em vídeo, os afetados referem tratar-se de um problema aleatório. Ou seja, não tem sido fácil replicar estes bloqueios e isso também dificulta a determinação da sua origem.

Algo que parece ser comum a todos os equipamentos com este problema é a presença do Android 10. Ainda assim, membros da equipa do 9to5 Google dizem ter-se deparado com o mesmo problema num Pixel 3 a correr o Android 11.

Google ainda não se pronunciou

Do lado da responsável pelo sistema operativo não temos nada mais que silêncio. Caso seja realmente algo relacionado com o Android 10, será da responsabilidade da Google resolver o assunto.

Dito isto, todos os que se têm deparado com estes bloqueios aleatórios só lhes resta esperar por uma solução. Já agora, diz-nos se tens sofrido deste problema, em que equipamento e há quanto tempo.

Aproveita para melhores telemóveis para adeptos da fotografia, aqui de acordo com a DxOMark.

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei mentiu e foi apanhada! Usou fotografia de câmara DSLR como sendo dos seus smartphones
  • Xiaomi prepara versão mais barata do Redmi K30 5G com preço imbatível
  • Google Play Store: 8 Apps GRÁTIS que vais gostar de instalar no teu smartphone Android!
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.