A Samsung é talvez a marca que menos tem feito nos últimos anos para melhorar a tecnologia das suas baterias. Se muitas marcas começam a apostar em grandes células e carregamento super velozes, a sul-coreana continua muito conservadora nesta matéria.
Contudo, para felicidade dos seus fãs, parece que as coisas irão finalmente mudar para melhor. Segundo um rumor avançado pela publicação The Elec, a Samsung vai adotar uma nova tecnologia nas suas baterias, mas ainda não é aquilo que já estás a pensar.
Samsung terá novas baterias, mas ainda não serão de carbono de silício
De acordo com o relatório da publicação coreana, a Samsung está a planear implementar uma nova tecnologia nas suas baterias. A nova tecnologia que a empresa adotará é conhecida no mercado como "SUS CAN".
Ou seja, ainda não será desta que a Samsung seguirá a tendência do mercado e adotar baterias de carbono de silício nos seus equipamentos. Curiosamente, na semana passada surgiu um rumor a indicar que o seu tri-dobrável contaria com uma bateria de carbono de silício.
Voltando ao tema principal, as baterias "SUS CAN" socorrem-se de uma tecnologia que tira partido do aço inoxidável. As vantagens destas são semelhantes às de carbono de silício, ou seja, maior densidade energética e carregamentos mais rápidos.
Um trunfo interessante que as baterias "SUS CAN" possuem é a sua capacidade de suprimir o inchaço que algumas baterias tendem a ter com o passar do tempo. Este pormenor em particular será muito importante para a Samsung após o desaire registado com o malfadado Samsung Galaxy Note 7.
Importa sublinhar que esta não será uma tecnologia inovadora no mercado. A Apple já utiliza baterias com esta tecnologia no iPhone 16 Pro Max e tudo indica que a Samsung irá seguir o seu exemplo.
O que ainda não sabemos é quando a Samsung lançará os primeiros smartphones com estas novas baterias. Todos esperamos que esta mudança possa acontecer rapidamente, mas temos de aguardar pacientemente por mais desenvolvimentos.