Smartphones da Huawei estão a apresentar publicidade no ecrã de bloqueio

Carlos Oliveira
4 comentários

São já vários os utilizadores a queixarem-se de que os seus smartphones Huawei estão a apresentar anúncios no ecrã de bloqueio. Em concreto, os relatos dão conta de que o anuncio remete para a conhecida plataforma de marcações de hotéis Booking.com.

Ah hear... @Huawei why am I now being served ads on my lock screen? Stop it! Moreover @bookingcom what idiot in marketing thought this was ok? #ads #DigitalMarketing #Huawei #measure pic.twitter.com/Ta1lslMwsP

— Dave Rooney (@daverooney) 13 de junho de 2019

Segundo os relatos, são vários os equipamentos afetados por este inesperado caso. Eis os modelos conhecidos em que os anúncios começaram a aparecer:

  • Huawei P30 Pro
  • Huawei P20
  • Huawei P20 Pro
  • Huawei P20 Lite
  • Huawei Mate 20 Pro
  • Honor 10

Pela quantidade de queixas que se pode encontrar no Twitter e Reddit, vemos que o problema não é especifico de uma localização. Este é um caso que está a verificar-se em vários locais espalhados pelo mundo, o que faz deste problema ainda mais gravoso.

Em que moldes estão a ser apresentados estes anúncios

De acordo com os dados conhecidos, estes anúncios estão a aparecer quando usados alguns wallpapers nativos destes equipamentos. Em específico, os referentes à categoria de Revistas.

Remover este tipo de wallpapers do ecrã de bloqueio parece estar a resolver temporariamente o problema. Noutros casos, é referido que o uso de imagens que não venham incluídas no smartphone parece resolver por completo o problema.

Huawei diz não ter responsabilidade no problema

Deparando-se com este cenário, um utilizador decidiu contactar a linha de suporte da Huawei. Em resposta, esta culpou a aplicação Booking.com pelo sucedido, aconselhando a sua desinstalação. O único problema é que esse utilizador não tem, nem nunca teve, essa aplicação instalada no seu smartphone.

Perante essa resposta, a linha de apoio da marca referiu que tinha ouvido que a aplicação dessa plataforma estaria a apresentar anúncios. Uma resposta pouco conclusiva e que dá a impressão de que a Huawei não sabe o que se passa.

Já se olharmos para a cobertura da Digital Trends ao caso, temos uma resposta diferente. Em resposta a esta publicação, a empresa chinesa diz que estes anúncios proveem de alguma aplicação terceira, não tendo qualquer culpa no sucedido.

A Huawei aconselha, assim, os lesados a verificar as definições das suas aplicações. Encoraja ainda os utilizadores a procurar soluções externas para a remoção de anúncios no ecrã de bloqueio dos smartphones.

Possíveis soluções para o problema

Uma das possíveis soluções para este problema passa por verificar o histórico de aplicações instaladas no smartphone. Tal pode ser feito da seguinte forma:

  • Aceder à Play Store
  • Os meus jogos e apps
  • Instaladas
  • Ordenar por "Última atualização"

Aí terás uma ideia de quais as últimas apps instaladas no teu smartphone e poderás remover aquelas que aparentam ser suspeitas. Sem sabermos ao certo a razão deste problema, poderás ter de repetir este processo várias vezes até que o problema seja resolvido.

Outro método passa por inspecionar as permissões das aplicações e a sua capacidade de apresentar anúncios no ecrã de bloqueio do smartphone. Para tal deves seguir os seguintes passos:

  • Aceder às Definições
  • Aplicações
  • Acesso especial
  • Aparecer sobre outras

Mais uma vez, terás de verificar todas as aplicações que achares suspeitas e revogar as suas permissões. Feito isso, volta ao teu ecrã de bloqueio para ver se o problema está definitivamente resolvido.

4 comentários
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.