Smartphones com câmaras de 64MP? Um grande exagero, diz CEO da Carl Zeiss

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Os smartphones foram muito provavelmente um dos segmentos tecnológicos que mais evoluíram ao longo dos últimos anos, sendo que neles, as câmaras fotográficas foram das áreas mais impressionantes. Depois de terem sido introduzidas as dupla/tripla câmaras, assistimos a uma evolução incrível nos seus sensores.

Atualmente, já se tornou quase um padrão, vermos smartphones serem apresentados com sensores de 48 megapixels, mas esta evolução não se ficará por aqui. Sabemos que durante os próximos meses, serão apresentados os primeiros smartphones com sensores de 64 megapixels.

Smartphones com sensores de 64 megapixels, inovação ou marketing?

A maioria dos utilizadores não consegue evitar em quantificar a qualidade fotográfica de um smartphone através do número de megapixels presente nas suas câmaras. Por isso, muitas fabricantes acabam por utilizar este "ponto fraco" para induzir os utilizadores em erro utilizando uma alta contagem de megapixels nos seus smartphones.

No entanto, isso poderá ser um grande erro, prova disso é a impressionante performance dos smartphones Google Pixel. O Dr. Michael Kaschke — CEO e Presidente da Carl Zeiss — parece ter uma opinião muito semelhante.

Para Kaschke, um sensor de 40MP é mais que suficiente para smartphones, considerando todas as limitações oferecidas pela pequeno formato dos smartphones. Assim sendo, o CEO da Carl Zeiss afirma que utilizar sensores acima dos 40MP é simplesmente um grande exagero.

Michael Kaschke afirma que, para levar a fotografia móvel para o próximo patamar, as fabricantes devem focar-se em módulos com múltiplos sensores, esquecendo a tentativa de integrar sensores com um maior número de megapixels.

No entanto, não tem dúvida que profissionais do mundo da fotografia, vão sempre procurar câmaras profissionais e nunca smartphones.

Primeiros smartphones com sensores de 64MP

Atualmente, existem duas fabricantes que estão a realizar os últimos preparativos para lançar o seu primeiro smartphone com câmara de 64MP, são elas a Xiaomi (Redmi) e Realme. O único sensor de 64MP disponível para smartphones é o novo Samsung Isocell Bright GW1, não havendo ainda informações sobre uma possível resposta da Sony.

Assim sendo, não seria de estranhar se também a Samsung decidisse lançar um smartphone que integrasse este sensor, ainda antes do final deste ano.

Editores 4gnews recomendam:

  • OnePlus 7 Pro, Xiaomi Mi 9T, Mi 9 e mais em excelente Promoção! (Tempo limitado)
  • OPPO: smartphone mistério vai revolucionar com um "ecrã cascata"
  • Samsung confirma a existência do Samsung Galaxy Note 10 Plus
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.