Smartphones com câmaras de 108MP e zoom de 10x podem chegar em 2020

Carlos Oliveira
Comentar

Ice Universe, uma das mais conceituadas fontes de informações sobre a Samsung, traz mais uma notícia sobre o futuro da fotografia móvel. Desta feita, o conhecido leaker refere que câmaras para smartphones com 108MP e zoom de 10x podem chegar já no próximo ano.

A fonte não providencia nenhum pormenor adicional, o que deixa imenso espaço para especulação. Ainda assim, ele acompanha esta novidade com uma imagem que rapidamente nos faz lembrar o Galaxy Note 10.

By the way, next year you will see on your smartphone: a 10x optical zoom camera and a 108MP camera. pic.twitter.com/885cwXHPQe

— Ice universe (@UniverseIce) 16 de julho de 2019

É certo que estas novas câmaras não chegarão com o Note 10, mas essa ilustração pode ser uma pista de que a Samsung venha a ser a detentora deste novo sensor. Atualmente, o sensor de maior resolução da sul-coreana possui 64MP.

A Sony é aquela que possui já no mercado o sensor com maior resolução. Em causa está a sua lente de 48MP que faz já parte de vários smartphones, nomeadamente da Xiaomi. Já a lente de 64MP da Samsung ainda não chegou oficialmente ao mercado.

A combinação de uma lente de 108MP com zoom de 10x é a grande novidade

Importa falar do zoom ótico de 10x que esta nova lente promete. Não se tratando de zoom híbrido, esta tecnologia permitirá captar imagens sem qualquer perda de qualidade.

Esta não é uma tecnologia nova, uma vez que a Oppo já a apresentou no início deste ano. A grande novidade nesta notícia é mesmo a combinação desta capacidade de aproximação da imagem com tamanha resolução de lente.

Esta câmara com sensor de 108MP poderá usar tecnologia "Pixel Pinning"

Tal como sensor de 48MP da Sony, esta nova lente poderá usar uma tecnologia chamada "Pixel Pinning". Graças a esta tecnologia, é possível captar imagens com maior clareza e nitidez.

O mero aumento da resolução das lentes não significa a consequente melhoria na qualidade das imagens capturadas. Existem muitos outros fatores a ter em conta, nomeadamente a sua abertura, o tamanho do sensor e até o seu software de processamento de imagem.

Mas enquanto já vemos sensores de 48MP nos gama média, dificilmente veremos um de 108MP no mesmo segmento. Tamanha resolução parece grande demais para essa gama de smartphones. Assim sendo, o provável é que esta nova lente possa vir a ser exclusiva dos topos de gama, pelo menos nos seus princípios.

Esta não é a primeira vez que se fala numa lente com resolução superior a 100MP. A Qualcomm e a Credit Suisse já mencionaram uma lente de 150MP, mas até agora ainda não se concretizou.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.