Smartphones com câmara por baixo do ecrã não serão produzidos em 2019

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

A OPPO e a Xiaomi deram nas vistas há algum tempo, depois de publicarem vídeos dos seus mais recentes protótipos que, apresentavam uma câmara selfie posicionada por baixo do ecrã. Recentemente, a OPPO voltou a estar no centro das atenções, depois de confirmar que terá novidades para serem reveladas já no próximo dia 26 de junho.

No entanto, ainda que muitos fãs tivessem esperanças de que esta seria a data de apresentação do primeiro smartphone com a nova tecnologia, esse não será o caso. O Vice Presidente da OPPO, Shen Yiren, confirmou através de uma publicação na rede social chinesa Weibo que, estes ecrãs não chegarão às linhas de produção em 2019.

Nova tecnologia ainda vai demorar algum tempo até estar pronta para produção em massa

Shen Yiren disse que devido à complexidade desta nova tecnologia, não estão ainda num patamar que lhes permite iniciar a sua produção em grandes quantidades. Por isso, fica confirmado que o desejado smartphone não será apresentado durante a MWC2019 em Shangai.

Por outro lado, é possível que a fabricante demonstre um dos seus protótipos, de forma a conseguir ainda mais hype em torno da nova tecnologia.

É impossível confirmar se esta tecnologia será realmente implementada nos novos smartphones da marca já em 2020. No entanto, tudo indica que isso possa acontecer durante a segunda metade do próximo ano.

Supondo que a marca vai conseguir aperfeiçoar a tecnologia e que inicia a sua produção em massa durante a primeira metade do ano. É possível que o smartphone seja apresentado durante o verão de 2020.

Um dos maiores entraves desta tecnologia é a qualidade das Selfies

Não há dúvida que colocar uma câmara por baixo do ecrã, é muito mais complexo do que poderá parecer à primeira vista. Precisaram de desenvolver um painel com a capacidade de apresentar imagem, e tornar-se invisível quando necessário.

Além disso, este 'pedaço de vidro' serve também de lente para a câmara fotográfica. Este é um dos maiores desafios que a OPPO está a enfrentar, tendo sido já confirmado que a qualidade das fotos atualmente não é ideal.

Ainda assim, vai ser certamente interessante ver o que a fabricante terá para nos trazer durante o seu próximo evento no dia 26 de junho.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple pondera colocar ecrãs OLED em MacBooks e iPads para aumentar vendas
  • OnePlus 7 e OnePlus 7 Pro: versões de 8GB/256GB com grande desconto (tempo limitado)
  • Samsung poderá ressuscitar a sua linha Galaxy R
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.