Tenho de admitir que sou um pouco "RAM Fan". Gosto que os meus gadgets tenham RAM para ter a certeza que nada acontecerá caso precise deles de uma forma mais séria. Embora como daily driver utilize um iPhone 6 com 1GB de RAM (ironia do destino), sinto que com o SO Android é preciso mais de 1GB.
No início deste ano a Asus mostrou na CES, em Las Vegas, o primeiro smartphone com 4GB de RAM. Meio mundo ficou louco com as especificações, mas a verdade é que se o software não for bem otimizado até podes ter 20GB que de nada servirá.
Agora a moda é ver equipamentos com 3GB e 4GB de RAM, começa a ser habitual ver os flagships puxarem para os 4GB e os equipamentos de gama média dar 2 e 3GB.
Mas segundo rumores vindos da China, o processador Qualcomm Snapdragon 830, que será certamente apresentado para finais do próximo ano, terá a possibilidade de inserir 8GB de RAM no terminal.
Embora nos dias de hoje não seja necessário tanta RAM no smartphone, é garantido que no futuro precisaremos e evolução só tem um sentido, por isso mais cedo ou mais tarde é algo que acontecerá. No entanto, este rumor é muito pouco fundamentado, por isso não faz mal deitares um pouco de sal nestas informações.
Talvez queiras ver:
- Presidente da Samsung Mobile communications deixa o cargo
- Vídeo mostra aquilo que será o Elephone P9000 Lite com 4GB RAM e Android 6.0 Marshmallow
- ROM Windows 10 para o Xiaomi Mi4 é oficial e sairá no dia 3 de dezembro
;)