Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Smartphones com 4 GB de RAM podem regressar com força em 2026

Com a memória mais cara, fabricantes terão de escolher entre cortar especificações ou subir preços.

Smartphones com 4 GB de RAM podem regressar com força em 2026
(Imagem: William Schendes/ 4gnews)

Os smartphones com 4 GB de RAM podem ganhar novo fôlego em 2026, contrariando a tendência de crescimento contínuo da memória nos últimos anos. A mudança estaria ligada principalmente ao aumento dos custos dos módulos de memória, que já começa a impactar os preços de novos lançamentos.

Como observa o Gizmochina, o iQOO 15 é um exemplo disso, tendo registado um aumento de cerca de 33% no preço em relação ao modelo anterior no mercado indiano. Diante disso, os fabricantes estariam a procurar alternativas para conter custos, e a RAM surge como um dos principais alvos.

Configurações mais elevadas podem desaparecer

De acordo com o informante do mercado mobile Lanzuk, os smartphones com 16 GB de RAM podem praticamente desaparecer em 2026, mantendo-se apenas em modelos muito específicos.

Em contrapartida, os dispositivos com 4 GB de RAM tenderiam a tornar-se bem mais comuns do que são atualmente. O dado mais preocupante é que alguns destes aparelhos podem chegar ao mercado mais caros do que modelos atuais, mesmo oferecendo menos memória.

O relatório aponta ainda para uma reorganização mais ampla das configurações. Modelos com 12 GB de RAM poderiam sofrer uma redução de até 40%, sendo substituídos por variantes de 6 GB ou 8 GB. Já os smartphones com 8 GB teriam um corte ainda maior, de 50%, abrindo espaço para versões com 4 GB ou 6 GB.

Preços da memória devem subir novamente em 2026

As especulações ganham ainda mais força com um relatório recente da TrendForce, empresa especializada em inteligência de mercado, que aponta para um novo aumento expressivo nos preços da memória já no primeiro trimestre de 2026.

Segundo a consultoria, esta subida deverá exercer “uma pressão significativa sobre os custos dos fabricantes globais de dispositivos finais”, afetando diretamente smartphones, portáteis e outros dispositivos eletrónicos de consumo. Com isso, os analistas acreditam que as marcas serão forçadas a escolher entre aumentar preços ou reduzir especificações.

Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
 William Schendes
William Schendes
Jornalista e criador de conteúdos, escreve sobre tecnologia, videojogos e cibersegurança desde 2022. No 4gnews, escreve sobre as novidades do mundo tech, mas anteriormente já produziu de tudo um pouco: reviews, reportagens, artigos especiais e tutoriais.