Deixa-te de tretas, os smartphones baratos já não são assim tão feios

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Já lá vai o tempo em que comprar um smartphone barato significaria que andarias com um trambolho no bolso. Estamos em 2017 e cada vez mais os smartphones são mais bonitos.

Os equipamentos topos de gama tem agora de trabalhar arduamente para se destacar e felizmente este destaque tem-se visto mais nas especificações do que no design.

Posso enumerar empresas que estão a fazer um trabalho fantástico no que toca ao hardware dos dispositivos. Tens a Xiaomi, Umidigi, Elephone ou até mesmo a Vernee. Estas marcas chinesas tem-nos dado boa qualidade de construção e um design elegante em dispositivos de gama inferior.

Vê ainda: Huawei volta a dominar o mercado chinês, Xiaomi cai…

Uma marca que aos poucos quer entrar neste leque acima é a Gretel. A empresa até pode não ter o nome mais bonito, mas para uma fabricante com meia dúzia de meses estão a fazer um trabalho com uma qualidade de realçar.

A empresa apresentou o Gretel A7 e A9 que honestamente pouco se destacam, mas quando olhamos para este Gretel GT6000, possa que o smartphone é bonito. (vídeo abaixo)

Finalmente os smartphones de gama-baixa começam a ser bonitos

O dispositivo conta com um ecrã de 5.5" polegadas HD, processador MediaTek MT6737, 2GB de RAM e 16Gb de memória interna com MicroSD e dual-SIM. De realçar é também a sua bateria de 6000 mAh e dual-câmara traseira.

Relativamente à qualidade fotográfica, não me parece que vás ficar surpreendido. Embora o sensor principal seja de 13MP com sensor Panasonic e secundária de 1.3MP para efeito bokeh, a qualidade deverá ser bastante questionável com pouca luminosidade.

Mas o que quero realçar neste artigo é o quão as marcas oriundas da China estão a levantar a barra para as fabricantes que normalmente dominam. Este Gretel é um bom exemplo de qualidade de design e construção e há muitos mais no mercado.

Esperemos que no futuro outras características sejam também puxadas para os terminais de gama inferior. As câmaras continuam a ser fracas demais nos smartphones de gama-baixa, mas pensa positivo, Roma não se construiu num dia.

Outros assuntos relevantes:

Preço do Sony Xperia XZ Premium será inferior ao do Galaxy S8

Doogee Mix: Doogee ataca Huawei pela falta de revestimento oleofóbico

Oukitel K6000 Plus: 5 minutos de carregamento resulta em 2 horas de chamada

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.