Smartphones Android perdem Apps da Google na Turquia! Mais países em risco?

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

A Google informou todas as fabricantes com quem tem parcerias na Turquia que, os seus novos smartphones Android não poderão chegar equipados com as suas aplicações e serviços. Basicamente, na Turquia todos os smartphones irão sofrer as mesmas consequências que os dispositivos da Huawei.

Desde setembro de 2018 que a Google tem trabalho em alterações nos seus contratos, depois de ter sido acusada de abuso de poder. No entanto, as medidas não foram aceites e os responsáveis do governo Turco acabaram por rejeitar as tentativas da Google.

Poderão estas medidas estenderem-se a outros países na Europa?

Para já, este parece ser um cenário pouco provável. Tudo isto começou depois da sua rival Russa — Yandex — ter feito uma queixa forma sobre um possível abuso de poder por parte da Google. O grande problema encontrado foi o facto de no Android os utilizadores não terem opção para escolher de imediato qual o motor de busca que querem utilizar.

No final de 2018, a comissão responsável por esta investigação concedeu à Google 6 meses para realizar as alterações necessárias, assim como uma multa de mais de 15 milhões de euros.

A Google afirma que continua a trabalhar em conjunto com as autoridades para tentar resolver a situação. Mas, tudo indica que na Turquia os novos smartphones Android irão chegar sem qualquer aplicação e serviço da Google.

É importante realçar que, tal como aconteceu com smartphones da Huawei, os dispositivos que já se encontram no mercado não serão afetados por estas medidas.

Editores 4gnews recomendam:

  • Realme Buds Air são oficiais e metem os AirPods no bolso
  • Snapdragon 865 bate a concorrência no AnTuTu ultrapassando os 560 mil pontos
  • Revista Time elege os 10 produtos mais influentes da década
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.