Smartphones Android superam e muito as vendas dos iPhone em 2017

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Neste momento o mercado de smartphones é dominado por dois sistemas operativos: Android e iOS. São estes os principais sujeitos de um mercado cada vez mais feroz. Enquanto que o primeiro está presente em milhares de opções, o produto da Apple vigora apenas nos seus iPhone.

Esta disparidade de veículos traz várias vantagens e desvantagens aos utilizadores. Quando olhamos para o Andorid, é tudo muito bonito com a enormidade de opções que temos ao nosso dispor e que contemplam vários tipos de carteiras.

Vê ainda: Samsung poderá operar novas mudanças na sua linha Galaxy A

Mas, por outro lado, esta disparidade faz com que a sua fragmentação seja um problema real. Estando as atualizações ao encargo das fabricantes, este processo fica ao critério de cada uma delas, onde muitos dos seus equipamentos ficam esquecidos.

Já do lado do iOS, este vigora apenas nos iPhone. Isto é bom para o processo de atualizações. Este processo é gerido pela própria Apple, o que faz com que o iOS 11 esteja presente em 70% dos iPhone no mundo.

Vendas de smartphones Android continua a superar as dos iPhone

Todavia, o problema desta abordagem da Apple reflete-se nas opções de compra para os utilizadores. Se queres iOS só tens os iPhone. E convenhamos que os mesmos não são para qualquer carteira.

Posto isto, como será que se tem portado o mercado global de vendas de smartphones? Não será com grande espanto que te informo que os smartphones Android continuam a vender mais do que os iPhone todos juntos. Mas qual será a dimensão deste diferencial?

Segundo os dados recentemente disponibilizados pela agência Garnet, em 2017 foram vendidos um total de 1.300 milhões de smartphones Android. Por seu turno, os iPhone venderam apenas 215 milhões no mesmo período.

Em termos de quota de mercado, isto significa que o software da Google representa 85.9% do universo em causa. Uma cifra bem distante dos modestos 14% referentes aos produtos da Apple. Os restantes 0.1% dizem respeito a outros sistemas operativos.

Estes números são facilmente explicados pela diversidade de opções que cada segmento de mercado tem para nos oferecer. É muito mais simples e acessível adquirir um equipamento Android do que um com iOS.

Com efeito, não é com grande surpresa que verificamos que o Android continua a liderar este mercado com grande margem. Este cenário irá certamente continuar, a menos que a Google mude a forma de distribuição do seu sistema operativo.

Assuntos relevantes na 4gnews:

OnePlus 3 e OnePlus 3T recebem atualização com a OxygenOS 5.0.4

Samsung Galaxy Watch: Novo smartwatch terá dois tamanhos de ecrã

Microsoft: Xbox é só um exemplo daquilo que pretende para o Gaming

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.