Smartphones Android falham mais do que os iOS da Apple

Rui Bacelar
Rui Bacelar
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De acordo com a última pesquisa efetuada pelo grupo Blancco Technology Group, durante este segundo quartel de 2017 um em cada quatro smartphones Android em todo o mundo apresentaram falhas e/ou problemas graves.

Esta cifra é mais do dobro do valor registado em equipamentos iOS da Apple onde apenas 12% de todos os modelos de iPhone's apresentaram falhas e/ou problemas graves. Na América do Norte esta margem foi ainda mais acentuada com 24% de todos os dispositivos Android a apresentarem falhas graves enquanto que apenas 8% dos dispositivos iOS da Apple sofreram o mesmo destino.

Smartphones Android apresentaram mais falhas do que os iOS da Apple

Na Ásia estes números invertem-se drasticamente com 60% dos smartphones da Apple a falharem ao passo que apenas 28% de todos os smartphones Android apresentaram os mesmos problemas.

Este relatório baseia-se em informações recolhidas entre abri até junho de 2017, sendo a Samsung a construtora de 61% de todos os smartphones Android que apresentaram falhas. Por sua vez a LG foi a construtora de 11% destes smartphones. Aliás, dentro das 5 principais marcas Android, aquela com maior registo de falhas foi a Samsung.

Samsung foi a marca que mais problemas apresentou

Aprofundado o tema, 6% eram unidades Samsung Galaxy S7, Galaxy S5 e Samsung Galaxy S7 edge. Já o Samsung Galaxy S7 Active e Samsung Galaxy Expresse Prime representaram 4% das unidades com falhas. No geral, 9 em cada 10 dos smartphones Android que apresentaram estas falhas tinham o nome Samsung escrito no seu corpo.

Durante o mesmo período, o modelo com iOS da Apple mais propenso a falhas durante este segundo quartel de 2017 foi o Apple iPhone 6 a representar 26% de todos os dispositivos iOS que apresentarem problemas, seguindo-se o iPhone 5s com uma taxa de falha de 11%.

Note-se que a principal queixa dos utilizadores de iPhone durante este segundo quartel de 2017 foi o sobre aquecimento do dispositivo (11% das queixas), seguindo-se os problemas com a conexão wi-fi (9%), problemas com a receção de rede (6%), problemas com os headphones (5%) e com os auriculares (4%). Na América da Norte a recepção de wi-fi foi o principal problema nos iPhone's com 15%, seguindo-se os problemas com a conexão de dados (7%).

Do lado Android os utilizadores por todo o mundo queixaram-se principalmente da performance e desempenho (25%), do USB (11%), carregamento da bateria (11%), recepção de rede (9%) e do ecrã (3%). Já na América do Norte os principais problemas do Android foram a performance e o carregamento da bateria com 37% e 14% das queixas, respectivamente.

Apps do iOS falham 5x mais do que no Android

Já a nível de Apps (aplicações), o iOS apresentou um índice de 54% de falhas nas Apps durante este segundo quartel de 2017. Note-se que houve aqui uma subida de 8% face ao valor registado no primeiro quartel (50%) de falhas nas aplicações.

Este valor é 5 vezes superior ao registado no Android. Em média as Apps no Android falham em 10% das vezes, no iOS da Apple falham mais de 50% das vezes durante este segundo quartel.

As Apps que mais falham no iOS foram principalmente aplicações de mensagens como o Messenger do Facebook e o Instagram com 8% das falhas respectivamente. Seguindo-se o Pinterest com 6%, Facebook e Google com 5% cada e até mesmo o Snapchat com 4%, WhatsApp com 3% e também o YouTube com 3%.

Já no Android as Apps que mais "crash" registaram foram o Facebook com 12%, o Google Play com 4% e o Messenger com 2%.

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Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.