Não te preocupes! Os smartphones Android estão prestes a ficar melhores
A BQ foi uma das marcas que sempre se aproximou da ideia do “One”

Vamos falar um pouco sobre os sistemas operativos do mercado. Neste momento se entras numa loja para ver qual o teu próximo investimentos vês smartphones Android e iPhone.

O Windows morreu, lamento a todos aqueles que ainda acreditam no sistema operativo. Já foi, já era, finito. A Microsoft não conseguiu conquistar os desenvolvedores e smartphones sem aplicações chamam-se telemóveis.

Vê ainda: Será este o Xiaomi Mi 6X de entrada ou o Xiaomi Redmi 2S?

Por isso resta-nos dois grandes sistemas. Temos iOS nos equipamentos iPhone e Android em tudo quanto é opção. Samsung, Huawei, Google, LG…São centenas de marcas no mercado que criam smartphones Android e é certo que o número continuará a crescer.

Mas o mundo Android não está propriamente bem. Embora tenhas personalizações até dizer chega e apps com fartura, a fragmentação de mercado é preocupante. Os fabricantes pouco ganham em atualizar os sistemas operativos. Tudo bem, o público fica satisfeito. Contudo, estão a dar mais uma razão para não comprar um novo smartphone.

Nokia, BQ e Xiaomi já oferecem smartphones com Android One

A Google sabe que este é um problema e iniciou a implementação de Treble em todos os smartphones com Android Oreo 8.1 de origem. De uma foram simples o Treble permite aos fabricantes atualizar os ficheiros “core” do Android. Os fabricantes (OEM’s) escusam então de atualizar todo o seu Interface para trazer as atualizações de segurança e funcionalidades básicas do novo sistema ao Android.

Isto significa que já no próximo ano veremos mais e mais smartphones com Treble. Sejam de marcas conhecidas ou de OEM’s oriundas da China.

Mas não é do Treble que venho aqui falar. Quero expressar a minha opinião no Android One. Este novo sistema mudará por completo o mundo de smartphones Android num futuro próximo.

Xiaomi Mi A1 Android Oreo LineageOS

Até ao momento eram poucas as marcas que davam a personalização do sistema à Google. A BQ sempre jogou de forma simples, a Nokia entrou no mercado com a mesma ideologia e fora esses… Pouco mais.

Ando farto de ‘cleaners’ que ninguém usa ou precisa!

Em 2017 vimos marcas como a Xiaomi dar uma oportunidade ao “One”. Para surpresa de muitos foi, e é, um sucesso. Os utilizadores andam fartos de User Interfaces da treta. Andam fartos de ter o smartphone lento e sem atualizações. Andam fartos de levar com aplicações de ‘cleaner’ que nada fazem e não podem desinstalar.

Depois do sucesso do Mi A1 muitas são as fabricantes que entrarão no barco. A Nokia já lança todos os seus smartphones com este sistema, a BQ também. Agora foi referido que a Asus entrará na batalha e a Xiaomi continuará a lista com o Mi A2.

Se estás como eu e andas farto que as fabricantes se esqueçam de ti e queiram vender mais e mais, não te preocupes porque a festa está a acabar.

Mais importante do isso tudo. Os utilizadores adoram os smartphones Android One. E como não haverão de gostar? Não há tretas, não há Interfaces confusos e pouco apelativos. O Android One mudará nos próximos anos os smartphones com o sistema operativo da Google e não poderia estar mais feliz.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Meizu revela smartphone com processador e ecrã AMOLED da Samsung

Como saber se o teu Apple Macbook Pro precisa de trocar a bateria

Apple iPhone SE 2 chega em breve com o processador do iPhone 7 / 7 Plus

Fundador do projeto 4gnews, sempre olhei para a tecnologia como um pedaço de nós. Desde cedo ligado ao mundo tecnológico, este é literalmente o meu trabalho de sonho. Amante de vinho e apaixonado pelo meu Vit. Guimarães, acredito ainda que todas as nossas acções são o gatilho para o nosso futuro.