Não te preocupes! Os smartphones Android estão prestes a ficar melhores

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Vamos falar um pouco sobre os sistemas operativos do mercado. Neste momento se entras numa loja para ver qual o teu próximo investimentos vês smartphones Android e iPhone.

O Windows morreu, lamento a todos aqueles que ainda acreditam no sistema operativo. Já foi, já era, finito. A Microsoft não conseguiu conquistar os desenvolvedores e smartphones sem aplicações chamam-se telemóveis.

Vê ainda: Será este o Xiaomi Mi 6X de entrada ou o Xiaomi Redmi 2S?

Por isso resta-nos dois grandes sistemas. Temos iOS nos equipamentos iPhone e Android em tudo quanto é opção. Samsung, Huawei, Google, LG...São centenas de marcas no mercado que criam smartphones Android e é certo que o número continuará a crescer.

Mas o mundo Android não está propriamente bem. Embora tenhas personalizações até dizer chega e apps com fartura, a fragmentação de mercado é preocupante. Os fabricantes pouco ganham em atualizar os sistemas operativos. Tudo bem, o público fica satisfeito. Contudo, estão a dar mais uma razão para não comprar um novo smartphone.

Nokia, BQ e Xiaomi já oferecem smartphones com Android One

A Google sabe que este é um problema e iniciou a implementação de Treble em todos os smartphones com Android Oreo 8.1 de origem. De uma foram simples o Treble permite aos fabricantes atualizar os ficheiros "core" do Android. Os fabricantes (OEM's) escusam então de atualizar todo o seu Interface para trazer as atualizações de segurança e funcionalidades básicas do novo sistema ao Android.

Isto significa que já no próximo ano veremos mais e mais smartphones com Treble. Sejam de marcas conhecidas ou de OEM's oriundas da China.

Mas não é do Treble que venho aqui falar. Quero expressar a minha opinião no Android One. Este novo sistema mudará por completo o mundo de smartphones Android num futuro próximo.

Até ao momento eram poucas as marcas que davam a personalização do sistema à Google. A BQ sempre jogou de forma simples, a Nokia entrou no mercado com a mesma ideologia e fora esses... Pouco mais.

Ando farto de 'cleaners' que ninguém usa ou precisa!

Em 2017 vimos marcas como a Xiaomi dar uma oportunidade ao "One". Para surpresa de muitos foi, e é, um sucesso. Os utilizadores andam fartos de User Interfaces da treta. Andam fartos de ter o smartphone lento e sem atualizações. Andam fartos de levar com aplicações de 'cleaner' que nada fazem e não podem desinstalar.

Depois do sucesso do Mi A1Asus entrará na batalha e a Xiaomi continuará a lista com o Mi A2.

Se estás como eu e andas farto que as fabricantes se esqueçam de ti e queiram vender mais e mais, não te preocupes porque a festa está a acabar.

Mais importante do isso tudo. Os utilizadores adoram os smartphones Android One. E como não haverão de gostar? Não há tretas, não há Interfaces confusos e pouco apelativos. O Android One mudará nos próximos anos os smartphones com o sistema operativo da Google e não poderia estar mais feliz.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Meizu revela smartphone com processador e ecrã AMOLED da Samsung

Como saber se o teu Apple Macbook Pro precisa de trocar a bateria

Apple iPhone SE 2 chega em breve com o processador do iPhone 7 / 7 Plus

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.