A empresa IDC acaba de divulgar o seu relatório mais recente sobre as vendas no mercado de smartphones. De acordo com a empresa, os smartphones Android estão “bem de saúde” e devem registar um crescimento de 5,8% ano a ano em 2024.
Já o iPhone da Apple está a revelar um crescimento bastante mais suave e a ficar para trás na corrida das vendas.
Crescimento Android em números
Segundo a IDC, este ano devem ser vendidos 1,23 mil milhões de smartphones Android. “O crescimento de 12% no primeiro trimestre, seguido por um crescimento de 9% no último trimestre, trouxe otimismo sobre como 2024 vai desenrolar-se no segundo semestre do ano”, acrescenta a empresa.
O mesmo relatório revela que os smartphones Android mais acessíveis continuam a crescer rapidamente em mercados emergentes, depois de terem passado por dois anos mais difíceis.
Esclarece ainda Nabila Popal, diretora da área de pesquisa WorldWide Quarterly Mobile Phone Tracker da IDC que “o crescimento resultante para o Android este ano será nove vezes mais rápido, a 7,1%, do que para o iOS, a 0,8%”.
Apple Intelligence pode alterar crescimento suave da Apple
Mas nem tudo está perdido para a Apple. De acordo com a IDC, os recursos baseados em Inteligência Artificial Apple Intelligence podem alterar este dito crescimento suave.
Explica a empresa que “há um potencial lado positivo na previsão do iOS, dependendo muito de quão bem os casos de uso demonstrados do GenAI se desenrolam no próximo lançamento do iPhone 16 e de quão cedo a Apple pode estabelecer parcerias locais de IA na China”.
E o caso da China é específico devido a ter sido este mercado um dos principais responsáveis pelo crescimento suave da Apple. Neste país, a empresa de Tim Cook registou menos vendas do que habitual e está atualmente a sofrer uma concorrência muito mais competitiva com as marcas chinesas de smartphones.
De resto, a tecnologia de Inteligência Artificial pode moldar o segmento premium do mercado de smartphones. Prevê a IDC que "haja um crescimento robusto de 344% para smartphones GenAI, capturando 18% de participação do mercado total até o final de 2024, já que a maioria dos flagships adotará alguns recursos GenAI no dispositivo.