Ainda vale a pena comprar um smartphone topo de gama?! Pensa bem!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Há alguns anos, os smartphones topo de gama eram uma delícia para os amantes de tecnologia. Traziam-nos as mais recentes inovações, e um nível de hardware que não estava ao alcance de qualquer fabricante.

Nessa altura, sim, era um privilégio comprar um smartphone Android topo de gama. Mas os tempos mudaram (e muito), e com ele, mudou também a resposta para este dilema. Hoje, claramente duvido que valha a pena comprar um smartphone topo de gama.

Existem dois grandes motivos para que hoje em dia, a compra de um topo de gama não seja o melhor investimento que possas fazer. Em primeiro lugar, os ditos 'topo de gama' cada vez ficam mais caros (mais de 1000€), sem apresentarem motivos para tal. Em segundo lugar, as fabricantes chinesas apresentaram um evolução abismal.

Porque deves 'fugir' dos smartphones topo de gama...

Ao contrário do que acontecia há alguns anos, hoje os ditos 'topo de gama' não são os únicos a apresentarem especificações de alto nível, nem tão pouco designs inovadores. Por isso, aquela que sempre foi a grande vantagem destes dispositivos, desapareceu.

Por outro lado, os smartphones vindos 'da China', mudaram radicalmente. Agora, além de apresentarem especificações tão boas como um topo de gama, são também os que muitas vezes nos trazem inovações em primeira mão.

Mas, o motivo mais importante de todos é sem dúvida a grande diferença de preço. Os ditos 'topo de gama' em 2018, ultrapassaram a marca dos 1000€, um preço que antes seria completamente impensável. Por outro lado, temos alternativas com especificações idênticas, por metade deste preço! Será que é preciso pensar assim tanto?

Algumas das alternativas que deves considerar!

Vamos pegar no exemplo do Samsung Galaxy Note 9, que chega equipado com o processador Qualcomm Snapdragon 845 e a partir de 6GB de RAM. No segmento fotográfico, a sua câmara alcançou uma pontuação de 103 pontos (sabe mais sobre preços e envios aqui), será que há muito para pensar? Ainda que o Note 9 possa oferecer alguns extras no que respeita a software, será que justifica a diferença de preço? Lembra-te, com o preço do Note 9, podes quase comprar 4 Pocophones.

Em suma, é claro que tudo vai depender do teu gosto pessoal e também da 'profundidade' da tua carteira. Mas uma coisa é certa, com a grande oferta existente atualmente, não há benefícios extra nos ditos 'topo de gama' que justifiquem uma diferença de preços tão acentuada.

Editores 4gnews recomendam:

Samsung Galaxy S10: Variante ‘Plus’ poderá chegar com outro nome

Motorola prepara-se para apresentar novos Moto G7 no Brasil

Os smartphones Android têm um novo líder nos rankings de performance!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.