Smartphone sem margens? A tendência de 2017 resume-se a este Top 5

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Bem-vindos à era dos smartphones sem margens / bordas ou bezels. Independentemente do nome uma coisa é certa, os nossos telemóveis espertos possuem cada vez mais ecrã e menos moldura. A par da dual câmara esta é a nova tendência para 2017. O resultado? Um impressionante impacto visual que por vezes até nos distrai e se sobrepõe às restantes características do equipamento. E com boa razão! Afinal de contas o que é um smartphone senão um objecto de consumo, de desejo e por vezes até mesmo ostentação?

Vê ainda: Motorola Moto G5S Plus vai ter dupla câmara e ecrã de maior dimensões

Creio que ninguém seja fã de umas grandes margens e as construtoras aperceberam-se disso. Contudo, esqueceram-se foi de referir que para omitir as margens laterais os bezels superior e inferior em certos casos aumentaram significativamente. De qualquer forma, são cada vez mais as construtoras que nos presenteiam com um smartphone cada vez mais despido de bezels. Apenas ecrã e um mínimo de margem para conseguirmos manusear o smartphone sem registar toques inadvertidos na tela. Eis o Top 5 desta grande tendência em 2017!

A era do smartphone sem margens - Top 5

O Essential Phone de Andy Rubin, apelidado como o pai do Android arrecada o primeiro lugar. Com uma tela que cobre 85% de todo o painel frontal não existe, de momento, um smartphone capaz de o destronar neste Top 5. Com um incrível painel que até se molda junto da câmara frontal para selfies, foi sem dúvida um dos smartphones mais refrescantes e futuristas de 2017. Coroando esta tendência, só lamento que o smartphone não chegue aos nossos mercados.

Em segundo lugar e inspirando-se no SHARP AQUOS Crystal, o Xiaomi Mi Mix surpreendeu o mundo quando foi lançado. Elevando o conceito de "sem margens" a novos patamares e aperfeiçoando esta fórmula. De concept phone passou a produto real e ninguém lhe ficou indiferente. O seu ecrã superou os 80% de área total do painel frontal e as suas especificações técnicas fazem dele um dos melhores dispositivos Xiaomi em circulação.

Poderá o iPhone 8 destronar o Essential Phone?

Foi a partir deste Xiaomi Mi Mix que toda a comunidade tecnológica passou a prestar mais atenção (ainda mais) aos produtos da construtora chinesa que aposta no comércio online dos seus equipamentos. Em 2017 já se fala no sucessor para este smartphone revolucionário.

A expectativa cresce. Depois de um grande hype, várias fabricantes começaram a desenvolver os seus próprios smartphones sem moldura e o Mi Mix acabou por cair um pouco em esquecimento. Agora chega-nos a confirmação de que o seu sucessor – Xiaomi Mi Mix 2 – estará prestes a chegar e sabemos já algumas das suas especificações que poderás consultar, aqui.

Pode não ser o mais ergonómico ou o mais prático de utilizar no dia a dia devido ao seu incrível tamanho mas não deixa de ser, na minha opinião, o que mais impulsionou esta tendência que tem vindo a marcar o ano de 2017. Uma das peculiaridades deste equipamento é o facto de a sua câmara frontal estar alojada no bezel inferior, mais concretamente na lateral direita do mesmo.

Em segundo lugar e com 84% da área do painel frontal ocupada pela tela ou ecrã o Samsung Galaxy S8 é o smartphone mais completo do mercado. Figuram ainda em segundo lugar neste Top 5 da tendência mais irreverente de 2017. Ecrãs sem margens (ou quase) são o futuro e a Samsung sabe disso.

Qual o teu smartphone favorito deste Top 5?

Em terceiro lugar, por sua vez o Samsung Galaxy S8+ possui 83% de todo o seu painel frontal ocupado pelo ecrã. Aqui, mais uma vez, as fugas de informação acertaram em cheio e a Samsung lidera o segmento de smartphone sem bezels. Cumpre ainda salientar o estranho aspecto ou ratio de 18.5:9 que dá um aspecto mais esticado aos conteúdos. Estamos habituados ao formato 16:9 mas a verdade é que, apesar de algo estranho, este novo formato dota os Samsung de um design extremamente elegante.

Com perto de 79,5% da área frontal ocupada pela tela, o LG G6 é um dos smartphones mais elegantes da atualidade. É o único deste Top 5 que está certificado com um ecrã Dolby Vision HDR que se encontra na lista de equipamentos certificados pela Netflix como sendo capazes de usufruir do serviço de streaming Dolby Vision.

Eis o Top 5:

  1. Essential Phone
  2. Xiaomi Mi Mix
  3. Samsung Galaxy S8
  4. Samsung Galaxy S8+
  5. LG G6

Em setembro poderemos ver a Apple a lançar um iPhone 8 praticamente sem margens. Este equipamento deverá incorporar um ecrã ou tela Huawei com o seu P10 Plus conseguiram surpreender-me pela positiva.

Qual destes é o teu smartphone "sem margens" favorito? Poderá a Apple destronar até o mas irreverente smartphone Android?

Outros assuntos relevantes:

Samsung Galaxy On Max é Oficial: Um gama-média com câmaras de topo

Samsung Galaxy A5 (2016) já está a receber o Android 7.0 Nougat

Samsung Galaxy J7 (2017): Dupla câmara é um dado garantido!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.