Smartphone sem câmara telefoto? Esta pode ser a razão

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Pessoalmente sou um admirador de lentes telefoto ou periscópicas nos smartphones. Isto porque nos permitem tirar fotografias mais aproximadas do objeto, sem que nos tenhamos de aproximar fisicamente.

Embora entenda que a lente grande angular é a preferida de muitos, eu trocaria facilmente a do meu smartphone por uma lente telefoto. Mas estas lentes só se encontram em poucos smartphones topo de gama, normalmente mais caros, e a razão parece ser simples.

Preço das lentes telefoto será a razão para não estarem em mais smartphones

Uma publicação na rede social Weibo do executivo Lu Qianhao da ZTE foi descoberta pelo Android Authority. Nessa este lamenta que não existam mais smartphones de topo com lente telefoto, e aponta o preço destas lentes como o grande entrave.

O executivo afirma que “é uma pena que haja uma falta geral de zoom óptico de 3x, ou mesmo de uma câmara periscópica de 5x ou mais”. E isto acontece porque “o custo da lente telefoto é muito alto, especialmente o custo da câmara periscópica mais estabilização ótica de imagem que é ainda maior”.

Esta afirmação surge numa altura em que dispositivos bastante populares como o iPhone 13, o Pixel 6 ou o Xiaomi 12 chegaram sem lente telefoto. Este tem sido um parâmetro que as fabricantes estão dispostas a sacrificar nos modelos não Pro.

Mas tal como refere a nossa fonte, não deixa de desiludir que as lentes telefoto já tenham sido colocados anteriormente em smartphones "baratos". Falamos de exemplos como o Xiaomi Mi 9T ou o Realme X50 Pro. Mais recentemente, até os Galaxy S20 FE e S21 FE também têm esta lente.

Ainda que não fossem tão boas como as dos modelos Pro, já está na altura de as fabricantes apostarem em lentes telefoto nos topos de gama de base. A julgar por estas declarações, é isso que a ZTE pretende fazer.

Editores 4gnews recomendam:

  • Monitor da Xiaomi está com desconto imperdível por tempo limitado
  • Esta tecnologia vai mudar completamente os smartphones
  • Bezior X1500: agarra esta bicicleta elétrica dobrável em promoção!
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.