Comprarias um smartphone Samsung Galaxy S9 mini?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Ficariam surpreendidos se a tecnológica sul-coreana lançasse uma versão mini do seu próximo smartphone topo de gama, um Samsung Galaxy S9 mini que, juntamente com o S9 e S9+ formariam o seu trio de novos flagships para o início de 2018?

Afinal de contas esta marca já nos habitou à existência de várias versões do mesmo equipamento portanto seria um S9 mini bem recebido pelo público?

Vê ainda: TudoCelular denotam uma conduta muito mais íntegra. Adiante.

4 polegadas, um tamanho de smartphone em desuso?

Caso exista, este novo Samsung Galaxy S9 mini utilizaria um ecrã ou tela com uma diagonal de cerca de 4 polegadas - nunca superior a 5 polegadas - tecnologia Super AMOLED, com o aspecto Infinity Display que ficamos a conhecer na atual geração de smartphones, os Samsung Galaxy S8 e S8+.

Ora, em finais de 2017 alguém quer um ecrã tão pequeno, ou pelo menos inferior a 5 polegadas? Não creio, mas vejamos quais os fundamentos, probabilidades e tendências que nos podem ajudar a fundamentar um Samsung Galaxy S9 mini.

Fazendo um pequeno momento de reflexão, estas informações avançadas pelo processadores Exynos que deverão estar presentes numa das variantes ao passo que a outra utilizador o Snapdragon 845 da Qualcomm, um SoC que deverá ser apresentado no próximo mês de dezembro.

Gama Samsung Galaxy S9 utilizará os processadores Exynos 9810 e Snapdragon 845

Dando algum alento à possibilidade de termos um Samsung Galaxy S9 mini temos o facto de a marca nunca ter utilizado este Infinity Display, este ecrã de margens curvos, num dispositivo de pequenas dimensões.

Posto isto fica em aberto a possibilidade de a empresa juntar um terceiro elemento, com o dito ecrã de margens curvas, à gama Galaxy S. O futuro dos smartphones passa pela redução das margens e pela implementação do formato 18:9, disso já não temos dúvidas.

Já por outro lado e porque é importante manter o rigor, já desde o Galaxy S7 e mesmo com o Galaxy S8 se falava nesta possibilidade de termos uma versão mini, algo que nunca se veio a verificar. Bem pelo contrário, a marca aposta cada vez mais em ecrãs maiores - veja-se a linha Galaxy Note.

Ora, a marca até pode estar a trabalhar num Samsung Galaxy S9 mini, estudando a sua aceitação no mercado, a sua potencial procura ou mesmo a tentar reduzir todos os seus componentes físicos mas tampouco isto significa que a empresa o apresentará ou lançará no mercado. De momento são apenas hipóteses, qualquer uma tão provável quanto a outra.

Infinity Display num smartphone compacto?

Creio que hoje em dia os ecrãs ou telas com 5.5 ou 6 polegadas são o tamanho de display mais popular e mais procurado. É por isso que praticamente todas as construtoras se têm afastado dos tamanhos compactos.

Aqui temos a notória excepção da Sony que ainda aposta neste segmento- mas acredito que ainda exista um potencial público para um Samsung Galaxy S9 mini, dependendo claro das suas características e preço. O ideal seria sem dúvida uma versão compacta com todas as características técnicas dos restantes S9.

Se em março de 2016 parecia pouco provável que a Apple lançasse um smartphone com 4 polegadas de ecrã, algo que acabou por acontecer com o iPhone SE, em finais de 2017 e já a pensar em 2018, será que a Samsung lançará um smartphone compacto?

Quando é que este smartphone Samsung Galaxy S9 mini seria apresentado?

Caso exista e caso seja apresentado, o Samsung Galaxy S9 mini chegaria juntamente com os S9 e S9+ e a nível de datas podemos apontar para a próxima edição do congresso de tecnologia Mobile World Congress que decorre anualmente em Barcelona.

A sua chegada aos mercados ocorreria pouco depois, escassas semanas após a sua apresentação, tal como a marca já nos habitou portanto no pior dos cenários veríamos este smartphone a chegar ás lojas no início de abril de 2018.

Saliento ainda que para já não existem fugas de informações ou rumores credíveis relativamente às especificações técnicas dos Samsung Galaxy S9. Sabemos apenas que a marca apostará na câmara, reconhecimento facial e desempenho dos seus processadores para criar a sua próxima geração de flagships.

Ficaremos atentos a qualquer desenvolvimento ou novidade em torno destes dispositivos e entretanto já sabem, desconfiem de todas as publicações que não apresentam fontes ou vias da informação apresentada. A época dos rumores está a começar mas não caias em engodos.

Outros assuntos relevantes na 4gnews:

9 tentará suplantar a qualidade do Face ID da Apple

Razer Hammerhead: Os novos earphones para o teu Razer Phone ou iPhone

O que é um computador? A resposta do Apple iPad ao Microsoft Surface

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.