Smartphone dobrável: MagicScroll é o futuro que queremos ver

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Numa altura em que não se fala de outra coisa que não do "primeiro smartphone dobrável", cientistas na Queen University no Canadá criaram um protótipo bastante interessante. Chamado MagicScroll, este dispositivo apresenta uma abordagem totalmente inovadora ao tema mais quente da actualidade.

Espera-se que a Samsung seja a primeira fabricante a lançar o primeiro smartphone dobrável no mercado, com várias fabricantes chinesas a seguirem-se. Mas certamente que nenhum dos smartphones a serem lançados no início de 2019 vão apresentar-se da mesma forma como este MagicScroll o faz.

Vê ainda: martphone dobrável da Samsung

No seu actual formato, o MagicScroll apresenta-se mais como um tablet do que um smartphone. Mas isso deve-se apenas às suas grandes dimensões, que em parte se devem ao facto de ser um protótipo.

O MagicScroll apresenta uma forma semelhante à dos antigos pergaminhos. Com um ecrã "enrolado" à volta de um cilindro de plástico. Toda a construção deste dispositivo é feita em plástico, criado através da utilização de uma impressora 3D.

Um smartphone dobrável em forma de pergaminho é simplesmente genial!

Com um ecrã fléxivel de 7,5" polegadas (resolução 2K), apresenta-se de forma bastante interessante. Deixando no ar uma nova possibilidade para a criação de um smartphone dobrável com diferentes objectivos de utilização.

Este tablet dobrável tem duas rodas nas suas extremidades que quando enrolado, permitem navegar entre contactos ou aplicações. Quando o utilizador precisa de visualizar mais informação no ecrã, basta "desenrolar" e fica com o um ecrã de 7,5" polegadas à sua disposição.

De acordo com os responsáveis por este projecto, o formato "pergaminho" é extremamente ergonómico. Não só para a sua utilização nas mais variadas situações, mas também para a realização de chamadas, mesmo com as suas actuais dimensões.

Outra das vantagens deste tipo de formato é o facto do seu peso ser mínimo. Possibilitando o fácil manuseamento do dispositivo com apenas uma mão. Este é um factor bastante importante que muitas fabricantes acabam por ter problemas. Especialmente ao aumentar drásticamente o tamanho dos seus smartphones.

No vídeo publicado no YouTube, demonstram uma situação em que o MagicScroll é capaz de receber uma chamada de voz sem qualquer problema. Durante a chamada o utilizador recebe uma partilha de localização, onde consegue ver as direções com o tablet enrolado. Uma vez que destacado todo o ecrã da estrutura, é apresentado de imediato uma imagem completa com as direções a seguir.

Não há dúvida que este é um projecto que ainda está numa fase bastante prematura. Mas não é por isso que MagicScroll se apresenta menos impressionante. Certamente que seria interessante ver uma das grandes fabricantes pegar nesta ideia e aplicar todos os seu recursos no desenolvimento de um tablet dobrável. Talvez disto mesmo que o segmento dos tablets precisa, visto que está praticamente abandonado.

Editores 4gnews recomendam:

Smartphone dobrável das suas concorrentes

Smartphone dobrável da Samsung chegará em unidades limitadas

Smartphone dobrável: LG poderá vir a surpreender a Samsung

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.