Smartphone dobrável: LG poderá vir a surpreender a Samsung

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 3 min.

Depois de vários anos em que se falou da possível chegada do primeiro smartphone dobrável, parece que 2019 vai ser repleto de surpresas. Na corrida para o lançamento do primeiro smartphone dobrável estão várias fabricantes de peso como, a Samsung, LG e Huawei.

Mas não são só estas as fabricantes que estão alegadamente a desenvolver o seu primeiro smartphone dobrável. Também se fala da Oppo e Xiaomi, podendo lançar o seu primeiro dispositivo deste tipo também em 2019. A Apple também deverá eventualmente entrar neste "comboio", mas acredita-se que o fará apenas em 2020.

Vê ainda: Realme 2. Quando é que este smartphone Android chegará à Europa?

De acordo com a Korean Intellectual Property Office, durante os últimos 6 anos foram registadas mais de 250 patentes referentes ao desenvolvimento de um smartphone dobrável, só na Coreia. Com um total exato de 276 patentes, fica bastante claro que as fabricantes estão a apostar forte nesta nova Era de smartphones.

Nesta batalha de patentes, a fabricante que leva a medalha de primeiro lugar é a LG, seguida de perto pela Samsung. A LG totalizou ao longo dos últimos 6 anos um total de 111 patentes, enquanto a Samsung registou um total de 103 patentes.

O smartphone dobrável da LG pode vir a surpreender a Samsung e a restante concorrência

Este relatório foi ainda mais além, especificando quais os assuntos mais referidos nestas patentes. Demonstrando assim quais os sectores que mais captaram a atenção das fabricantes. Em grande destaque está, como seria de esperar, patentes relacionadas com a forma de fazer dobrar o dispositivo e acomodar os seus componentes. Assim como a capacidade de o ecrã recuperar após ser dobrado e a sua capacidade de reconhecer o toque enquanto dobrado.

O mercado dos smartphones parece de certa forma estar estagnar, em termos de design. Por isso, a chegada de um smartphone dobrável pode ser exatamente aquilo que está a precisar. Hoje em dia são raras as fabricantes que arriscam a implementação de um design inovador nos seus smartphones. Tirando a Oppo e a Vivo com o Find X e NEX respetivamente, foram poucas as novidades de design que vimos chegar este ano.

No entanto, o existem ainda grandes desafios que as fabricantes terão de ultrapassar. Ecrãs flexíveis já existem há muito tempo, mas um ecrã dobrável é uma história completamente diferente. Para além de desenvolverem um ecrã que consegue recuperar após ser dobrado, precisam ainda desenvolver mecanismos que permitam a toda a estrutura do dispositivo ser de certa forma maleável.

Huawei e Oppo podem também apresentar um smartphone dobrável no início de 2019

Para além disso, não basta apenas conseguir desenvolver um design que permita o bom funcionamento deste tipo de sistema. Não nos podemos esquecer que atualmente o smartphone é de longe o dispositivo mais utilizado ao longo do dia. Por certo, um smartphone dobrável não irá ser diferente. Por esse mesmo motivo, as fabricantes terão de desenvolver mecanismos capazes de oferecer uma longevidade extraordinária.

A Samsung já confirmou os seus planos em lançar o seu primeiro smartphone dobrável, já no início de 2019. Também a Huawei parece estar a planear um lançamento para o início do ano. Assim sendo, tudo indica que 2019 será mesmo o ano dos smartphones dobráveis, e pode ser exatamente aquilo que o mercado precisa.

Editores 4gnews recomendam:

Android. Será que o OnePlus 6T terá uma versão ‘Pro’?

Huawei Honor 8X tem funcionalidades de inteligência artificial confirmadas

Huawei P20 Pro deverá receber duas novas cores já na IFA em Berlim

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.