Como saber se o teu smartphone Android foi certificado pela Google

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

Ainda no dia de hoje te falamos numa das estratégias da Google contra a fragmentação do Android. Este é um problema sério e é algo que a empresa norte-americana tenta combater de frente. Para tal, ela deixou de certificar qualquer smartphone que não seja lançado com o Android Oreo.

Aliás, esta medida não é de todo inédita. Tem sido prática habitual da empresa fechar a porta ao lançamento de novos equipamentos com uma versão antiga do seu sistema operativo. Algo que faz todo o sentido depois de já se começar a vislumbrar a chegada do Android P.

Vê ainda: Nokia X será apresentado exatamente no mesmo dia do OnePlus 6

Mas afinal para que serve a certificação dada pela Google? Esta poderá ser uma das interrogações que paira atulamente na tua cabeça. Este tipo de certificação obedece a uma série de requisitos e visa a utilização de todos os serviços fornecidos pela Google.

Estará o teu smartphone Android certificado pela Google?

Ora, quando compras um smartphone novo uma das primeiras coisas que tens de fazer é introduzir a tua conta Google. A partir daqui, todo um processo de sincronização de dados é desenvolvido de forma automática.

Findo o mesmo, certamente que já terás todas as tuas aplicações Android instaladas, os teus e-mails e muito mais sem grandes esforços. Mas para que tal seja possível é necessário que todas as apps da Google estejam instaladas, principalmente o Google Play Services.

Pois bem, é precisamente isto que não acontecerá caso tenhas adquirido um smartphone Android sem a devida certificação. Cenário com o qual já te podes ter deparado no caso de teres comprado um smartphone oriundo da China.

Sem a devida certificação, o smartphone em causa chegará às tuas mãos sem o tal Google Play Services e, consequentemente, sem a Google Play Store e por aí fora. Desta forma, a única forma de teres acesso a todos estes serviços é mediante a sua instalação manual. Algo que pode não ser o procedimento mais simples para alguns utilizadores.

Levantada esta questão, achei pertinente partilhar contigo de que forma poderás saber se o teu smartphone Android foi devidamente certificado pela Google. Se o mesmo chegou às tuas mãos com todos os seus serviços instalados, esse já é um indicador positivo.

Mas caso queiras tirar as teimas, existem duas formas bastante simples de o saberes. A primeira é dirigires-te à página de suporte da empresa norte-americana e consultar a lista de todos os modelos certificados.

Esta contempla milhares de equipamentos que já passaram pelo crivo da Google. Podes descarregar esse ficheiro em PDF ou ficheiro Excel e, posteriormente, procurares pelo teu modelo.

Também o podes saber através da aplicação da Play Store

Outro passo simples é através da aplicação da Google Play Store instalada no teu smartphone Android. Para tal, dirige-te às Definições e, mesmo no final, está o campo correspondente à sua certificação. Caso nele esteja escrito "Certificado", então está tudo nos conformes.

Para aqueles que não tenham cumprido com os requisitos da gigante das pesquisas, a mesma clarifica o impacto que tal pode ter nos utilizadores. Desde logo, podemos estar perante um equipamento não seguro. Um smartphone não certificado pode não receber actualizações de sistema ou para as suas aplicações.

Caso o mesmo venha já com as aplicações da Google, o mais provável é que as mesmas não sejam fidedignas. As aplicações e as suas funcionalidades poderão não funcionar da forma correta. Por fim, todos os teus dados poderão não ter cópias de segurança seguras.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi: TSMC estará a trabalhar na produção do processador Surge S2

Apple trabalha num headset VR/AR sem fios e com ecrã 8K

Bitcoin. Este é o melhor alerta de preços que podes ativar

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.