Vale a pena pagar mais de 200 euros por um smartphone em 2019?

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O mercado de gama-média é sem dúvida o mais atrativo para o consumidor comum. Quando alguém vai a uma loja física com a ideia de trocar de dispositivo, dificilmente pensa gastar mais de 200 euros.

Depois de trabalhar vários meses numa loja, deu para perceber que esta é uma tendência. É claro que há quem pense que gastar mais de 100 euros num 'telemóvel' é deitar dinheiro fora. E é óbvio que há quem ‘mate’ para poder comprar o último iPhone, Galaxy S ou Huawei Mate.

Mas a maior parte dos consumidores pretendem gastar à volta de 200 euros num dispositivo. E a verdade é que, nas alturas certas, mesmo em loja física, é possível encontrar excelentes opções com esse teto monetário.

A Xiaomi abanou o mercado gama-média

Grande parte dos leitores da 4gnews sabe que o mercado dos smartphones varia do 8 ao 80. E se antes certas marcas faziam o que queriam na gama média, com marcas como a Huawei ou a Xiaomi, isso hoje já não acontece.

Vejamos um exemplo tão presente como 2019. O Redmi Note 7 apareceu à venda em Espanha por 149€ na sua versão global base. Se o dispositivo aparecesse por esse preço (ou pouco mais) à venda em Portugal em loja física, só um vendedor pouco astuto não o aconselharia.

Um gama-média é mais que suficiente para a maior dos utilizadores

A verdade é que a performance de um gama média é atualmente satisfatória para a maioria dos utilizadores. A não ser que estejamos a falar de um pro-user, um smartphone com as características de um Redmi Note 7 é mais que suficiente.

Tendo em conta as suas limitações, os gama-média são hoje smartphones com boa performance. Além disso, já possuem câmaras satisfatórias e design que não envergonha minimamente nenhum utilizador. Será que vale a pena pagar mais? Vai depender do utilizador e cada bolso vai dar a sua sentença.

Editores 4gnews recomendam:

  • Motorola poderá lançar pelo menos mais seis equipamentos em 2019
  • O smartphone dobrável da Xiaomi está mesmo a caminho!
  • Vivo quer elevar a fasquia com dupla câmara Pop-up!
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.