Smart TV: Samsung revolta utilizadores ao aconselhar scan de vírus nas suas QLED TV

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Já há algum tempo que também as nossas televisões (Smart TVs) estão ligadas à internet e apresentam sistemas operativos cada vez mais completos. Por isso, acabaram por se tornar também alvos ideais para ataques de hackers. No entanto, muitos utilizadores acabam por se esquecer disso e, olham para as suas Smart TVs como normais televisões.

A pensar nesses utilizadores, a Samsung decidiu publicar na sua conta do Twitter um aviso muito importante. Na publicação, relembram que é importante realizar scan de vírus regulares aos seus computadores para garantir que funcionam corretamente. Salientando depois que o mesmo acontece na suas Samsung QLED TVs quando estão ligadas à internet.

Publicação foi eliminada depois de causar grande polémica

Como seria de esperar, este tipo de 'aviso' por parte da Samsung acabou por causar grande polémica, sendo que muitos utilizadores ficaram intrigados no que respeita às intenções da fabricante. Não demorou muito tempo até que os rumores de uma possível vulnerabilidade nas Smart TVs da Samsung começasse a circular.

No entanto, a Samsung garantiu que não existe nenhum problema com as suas QLED TVs e que, pretendia apenas colocar à disposição dos utilizadores um tutorial que ajudasse a manter as suas TVs seguras.

Ainda assim, a publicação acabou por ser eliminada do Twitter, apesar de já ter ultrapassado as 200 mil visualizações. A remoção da mesma, tornou toda a situação ainda mais duvidosa.

Conselho suspeito e completamente desnecessário

Toda a polémica gerada por este 'aviso' acabou por chamar à atenção de vários experts de segurança digital, tendo classificado a publicação como "conselho desnecessário". Um dos experts acrescenta ainda que seria uma perda de tempo para todos os utilizadores que seguissem as indicações da Samsung.

Ken Muro, da Pen Test Partners, afirma que existe uma ínfima quantidade de malware destinado às Smart TVs e que os casos relatados até hoje são totalmente insignificantes. Caso existisse realmente uma séria vulnerabilidade, a Samsung deveria realizar este processo de forma automática para todos os utilizadores.

Além disso, o sistema operativo Tizen, presente nas QLED TVs da Samsung, chega com o anti-vírus McAfee's Security for TV instalado. Por isso, deveria realizar scans regulares sem ser necessária a intervenção utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung Galaxy Note 10: capas protetoras confirmam o tão desejado design
  • Samsung apresenta uma nova televisão 8K de 292 polegadas
  • LG: primeira OLED TV com resolução 8K chega esta semana com preço surreal
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.