Smart TV da Samsung ainda mais inteligentes com a Google Assistant

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Durante as últimas semanas de 2018 circularam vários rumores sobre novas implementações nas Smart TV da Samsung. Ao que tudo indicava, iriam finalmente começar a suportar as assistentes virtuais Google Assistant e Alexa.

Agora, durante a sua presença na CES 2019, a fabricante sul-coreana revelou oficialmente a chegada das assistentes virutais às suas televisões inteligentes. No entanto, alguns detalhes inesperados deixam um pouco de desilusão.

Vê ainda: Android TV: Smart TV da huawei chegará mais cedo do que se espera

Ao contrário do que seria esperado, a Google Assistant e Alexa não serão suportadas nativamente pelas Smart TV da Samsung. Em vez disso, poderás começar a controlar as televisões com comandos de voz, a partir de colunas inteligentes como a Amazon Echo e Google Home.

Smart TV da Samsung recebe suporte para a Google Assistant, mas a Bixby é quem manda...

Muitas das mais populares fabricantes de televisões inteligentes (Sony, LG, etc.) colocam à disposição dos utilizadores um botão dedicado no seu comando, que lhes permite executar comandos de voz com a Google Assistant e Alexa diretamente na TV.

Ainda que fosse uma possibilidade bastante desejada pelos fãs da Samsung, isso não irá acontecer. Durante os últimos meses a fabricante tem apostado muitos recursos no desenvolvimento da Bixby 2.0. Por isso, o controlo das suas televisões estará ainda a cargo da sua própria assistente virtual.

No entanto, a abertura dos sistemas das Smart TV da Samsung às assistentes virtuais da Google e Amazon será certamente bem recebida. Ainda que tenham tentado evoluir a Bixby de forma a conseguir tornar-se uma 'adversária' à altura, ainda está bastante longe.

Quando vais poder começar a usar o Google Home nas Smart TV da Samsung

Tal como foi noticiado pela CNET, a fabricante sul-coreana revelou que todos os novos modelos lançados já em 2019 irão chegar com o suporte para os dispositivos com Alexa e Google Assistant.

No que respeita aos modelos mais antigos, afirmaram que será possível que venham a receber estas novas funcionalidades através de uma nova atualização de firmware. Mas, não confirmaram esta possibilidade categoricamente, nem revelaram possíveis datas de lançamento da dita atualização.

Editores 4gnews recomendam:

OnePlus TV: Mais informações da sua primeira Smart TV

Xiaomi anuncia mais uma Smart TV, agora com dimensões de gigante!

Samsung Galaxy Note 7 influencia o desenvolvimento do Galaxy S10

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.