Sistema de notificações do Android Nougat será obrigatório em todos os smartphones

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

A principal essência do Android e que o distingue de toda a concorrência é o facto deste sistema operativo ser de código aberto. Isto significa que qualquer pessoa pode pegar no código fonte do Android e modifica-lo a seu bel-prazer, daí existirem várias UI´s para o mesmo sistema operativo.

Vê também: Samsung confirma que já começou a distribuir o Nougat aos Galaxy S7

Pessoalmente considero esta uma das maiores virtudes do Android, podermos personalizar o nosso smartphone como bem quisermos. Contudo, existe também o senão, aquele que permite com que as fabricantes de smartphones Android possam escolher quais características querem ou não nos seus smartphones e que leva também à grande fragmentação deste mercado.

Com a chegada do novo Android Nougat, veio também uma característica bastante interessante, o agrupar contextualmente das nossas notificações e ainda podemos responder às mesmas diretamente do centro de notificações, sem termos de saltar para a aplicação de mensagens para responder-mos às que recebemos, por exemplo.

Pois bem, no futuro todo este comportamento do centro de notificações do Android Nougat será obrigatório em todos os smartphones com o SO da Google.

A novidade surgiu com o lançamento do documento, por parte da Google, que descrimina todos os pontos obrigatórios para o lançamento de qualquer smartphone com Android 7.1.1 Nougat. Para o consumidor final, isto significa que quando comprares um novo smartphone, caso o mesmo venha de fábrica com a versão referida do Android, todas estas características terão de estar presentes.

Como referi no inicio do artigo, o facto de o Android ser de código aberto faz com que a Google não possa definir exatamente tudo aquilo que virá nos equipamentos dos seus parceiros. Porém, e como já vem sendo hábito, há sempre alguns pontos que podem ser exigidos e este comportamento do centro de notificações é muito bem-vindo em qualquer smartphone que não só os de Android puro.

Talvez queiras ver:

Android Wear 2.0 já tem data de lançamento – Relógios da Google a caminho!

HTC apresenta HTC U Ultra e U Play – foram criados para ti

LG G6: Será este o próximo concorrente do Xiaomi Mi Mix?

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.