Silencia o teu smartphone com estes recursos da Apple, Google e Samsung

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Os smartphones fazem parte da rotina diária e são ferramentas cruciais para o acesso à informação e entretenimento do atual mundo digital. Mas são também viciantes e um foco de distração permanente que pode levar a perturbações do bem-estar mental do utilizador.

Para assegurar que o mundo digital dá tréguas aos utilizadores, Apple, Google e Samsung equiparam as suas interfaces com recursos que promovem uma utilização do smartphone mais consciente e menos invasiva, com verdadeiros momentos de silêncio digital.

Tempo de ecrã da Apple

imagem de uma mulher a segurar um smartphone com os olhos fechados
Todas as marcas recomendam uma utilização consciente do smartphone pelo bem-estar mental do utilizador Imagem gerada por IA Microsoft Designer

Na sua interface, a Apple incluiu um painel bastante abrangente que mostra em detalhe a utilização que o consumidor faz das aplicações. Aqui é possível visualizar o tempo passado com as apps, redes sociais incluídas, e o número de vezes que o telefone é atendido.

Neste painel, os utilizadores podem definir alguns limites às aplicações, programar tempo de inatividade do terminal e também aproveitar o modo “não incomodar” para uma verdadeira desintoxicação digital.

Bem-estar digital da Google

Esta funcionalidade da Google é semelhante ao tempo de ecrã da sua rival Apple. O recurso também fornece estatísticas sobre a utilização que o smartphone tem.

Com esta funcionalidade, os utilizadores podem definir temporizadores para algumas aplicações, agendar “períodos de tranquilidade” e silenciar as notificações.

Aqui encontra-se também o modo de foco que permite o bloqueio temporário das aplicações que mais distraem o utilizador.

Samsung aposta numa abordagem de integração de equipamentos

A Samsung tem uma abordagem um pouco diferente das suas concorrentes. A sua App Timer integra-se nas rotinas da assistente virtual Bixby, fazendo ajustes automáticos com base no horário, localização ou atividade.

Está também disponível a funcionalidade Wind Down que fornece rotinas tranquilas na hora de ir dormir, integrando-se com outros dispositivos inteligentes de iluminação para reduzir a luz ambiente no período que antecede o descanso.

Estas são algumas das funcionalidades disponíveis que visam aumentar o bem-estar mental do utilizador através de um afastamento temporário do mundo digital. Acrescente-se ainda a recomendação de todos os fabricantes para uma utilização mais consciente do smartphone, baseada num tempo mais reduzido em frente ao pequeno ecrã.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt